Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Secult realiza programação em comemoração aos 405 anos de Belém

Uma programação gratuita, com exposições, aula virtual, entrega de Memorial e pocket show com transmissão ao vivo.

 

Em comemoração aos 405 anos de Belém nesta terça-feira (12) a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) preparou uma programação gratuita, com exposições, aula virtual, entrega de Memorial e pocket show com transmissão ao vivo.

De 12 a 29 de janeiro, o Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) sedia a mostra “Belém, 405 anos de História e Memória”, que traz ao público documentos históricos importantes da época, como o registro de doação de uma légua de terra à câmara da cidade de Belém, de 1727, que recupera o registro feito em 1627, conhecido como “Marco da Légua”, e uma carta de sesmaria de Theodoreto Soares Pereira, de 1728, que marca o início da ocupação do bairro do Guamá.

Os visitantes também poderão conhecer um ofício da câmara de Belém ao presidente da Província Soares de Andréa, solicitando autorização para a construção de uma ponte no Ver-o-Peso, que foi paralisada devido aos combates da Cabanagem; um documento da Secretaria do Governo, de 1986, que mostra algumas reformas que o Teatro da Paz passou naquele ano; fotos de Belém do final do século XIX e início do XX; além de publicações diversas e livros que tematizam a cidade de Belém.

Ainda nesta terça-feira (12), às 16h, será transmitida exclusivamente pelo canal da Secult Pará no YouTube uma aula ministrada pelo professor doutor Relivaldo Pinho, com o tema "Belém no cinema regional". Durante a live, ele vai analisar a representação da cidade de Belém na produção cinematográfica paraense e explicitar as diferentes formas estéticas e experiências em variados períodos históricos.

Para encerrar as celebrações do dia, às 21h, haverá uma apresentação de músicos da Amazônia Jazz Band, com participação especial da cantora Gigi Furtado. O pocket show ocorre no foyer do Theatro da Paz e será transmitido por meio de live no canal da Secult no YouTube.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE