Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

UPA 24H de Santarém pode voltar a atender exclusivamente pacientes de Covid-19

Medida está no planejamento da Semsa em razão do aumento do número de pessoas com sintomas da doença.

 

Com o aumento de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus em Santarém, oeste do Pará, a Unidade de Pronto Atendimento 24H (UPA 24H) pode voltar a atender exclusivamente pacientes com sintomas de Covid-19.

A partir desta terça-feira (12), a unidade volta a contar com uma área destinada a triagem de pacientes com sintomas da Covid-19, como ocorreu no ano passado, durante o período de maior incidência de casos da doença em Santarém.

“Já existe no nosso planejamento a transformação da UPA só para atendimento de pacientes com covid-19 e aumento do horário de funcionamento da unidade descentralizada, dependendo da demanda. Esse atendimento que hoje encerra às 17h, pode ser estendido até às 19h. E se for necessário, a gente vai montar uma segunda equipe para atender os bairros, as grandes áreas de Santarém”, disse o prefeito Nélio Aguiar (DEM).

O prefeito disse também que tem acompanhado com bastante preocupação, a situação do novo coronavírus em Manaus (AM), e que já determinou à Vigilância Sanitária que volte a realizar as barreiras sanitárias, tanto no porto quanto no aeroporto de Santarém, principalmente em relação a passageiros vindos da capital amazonense.

“Eu tenho falado quase que diariamente com o governador Helder Barbalho sobre a situação da Covid-19 em Santarém. Inclusive ficamos de avaliar sobre o fechamento da divisa fluvial e tenho passado pra ele que aumentou o número de atendimentos na unidade descentralizada que está funcionando no Cemei Paulo Freire, aumentou o número de casos positivos. Mas essa questão do fechamento da divisa ainda será avaliada”, completou Nélio Aguiar.

Devido ao aumento de casos suspeitos da Covid-19 em Santarém e da necessidade de internação de pacientes com sintomas mais graves, há uma pressão por leitos no município. “A gente já começa a sentir uma pressão por leitos na UPA e no HRBA. Já solicitei ao governador que se preparasse para a gente ter uma ação de aumento do número de leitos, inclusive na UTI do Regional para atendimento de Covid”, finalizou Nélio Aguiar.

Plano de Contingência

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lançou mão de um plano de contingência que implicou na abertura de mais leitos, fechamento da sala amarela e abertura de mais uma sala de isolamento para atender a grande demanda de pacientes.

Se o número de casos de Covid-19 continuar aumentando em Santarém, um segundo plano de contingência pode ser efetivado pela Semsa nos próximos dias.

Conforme o boletim da Covid-19 divulgado na noite de segunda-feira (11) pela Prefeitura de Santarém, o município tem 12.917 casos confirmados da doença, 12.182 pessoas recuperadas, 478 óbitos, 10.294 resultados negativos, 48 análises, 2.077 monitorados e 50.257 monitorados já recuperados.

VÍDEOS: Mais vistos de Santarém e Região

189 vídeos Polícia Civil analisa imagens de câmeras em busca de pistas para localizar jovem Aglomeração e jogos de azar são flagrados em bar no bairro Aeroporto Velho, em Santarém Folia de reis marca fim do período natalino

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE