Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Ciretran Santarém retoma atendimento nesta segunda-feira após suspensão para atualização do sistema

Paralisação temporária entre 4 e 8 de janeiro visou o aprimoramento do sistema para melhor serviço ao público, como expedição do CRV em formato digital.

 

Após suspender os serviços por uma semana, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Santarém, no oeste do Pará, voltará nesta segunda-feira (11) aos atendimentos ao público. A paralisação foi necessesária, segundo o Detran, para aprimoramento do sistema.

A suspensão começou no dia 4 e seguiu até o dia 8 de janeiro, mas os agentes de Educação e Fiscalização seguiram trabalhando nas rodovias estaduais para conscientizar e garantir a segurança da população nas estradas.

CRV Digital

Além dos ajustes para o atendimento e atualização do calendário de licenciamento anual dos veículos e das taxas administrativas em decorrência do valor da Unidade Padrão Fiscal do Pará definida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para 2021, o Detran aproveitou o período para implantar o modelo eletrônico do Certificado de Registro de Veículo (CRV), que será expedido a partir desta segunda-feira.

A medida obedece à Resolução n° 809, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida desde 15 de dezembro de 2020. A documentação tem o mesmo valor legal do impresso em papel moeda, que ainda continuará valendo para quem já o possui, e será expedido exclusivamente no formato eletrônico para os veículos adquiridos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

Procedimentos

A principal mudança para a versão eletrônica do Certificado está na desvinculação do Documento Único de Transferência (DUT). Agora, quando o proprietário vender o veículo, terá de solicitar ao Detran a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). Após o preenchimento dos dados necessários ao processo, os procedimentos para a finalização continuam sendo o reconhecimento em cartório e a comunicação da venda do veículo — que pode ser realizada de forma presencial ou nos próprios cartórios listados no site do órgão.

Os portadores do CRV físico, emitido até 31 de dezembro de 2020, poderão utilizá-lo apenas mais uma vez, em caso de venda do veículo. Caso ocorra a necessidade da retirada da segunda via do documento físico, será necessário solicitar o atendimento ao Detran para obter o documento, já no formato digital, e também a ATPV-e, caso o proprietário queira transferir o veículo.

O CRV-e estará disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), além de poder ser acessado pelo site do Detran ou no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

190 vídeos Polícia Civil analisa imagens de câmeras em busca de pistas para localizar jovem Aglomeração e jogos de azar são flagrados em bar no bairro Aeroporto Velho, em Santarém Folia de reis marca fim do período natalino

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE