Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Chuva forte atinge Altamira e causa alagamentos em área afetada pelas obras da usina de Belo Monte

Moradores que vivem aos arredores da lagoa do bairro Independente I aguardam o remanejamento da Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento.

 

Uma forte chuva nesta sexta-feira (8) atingiu o município de Altamira, no sudoeste do Pará, e deixou vários pontos da cidade alagados. Um dos trechos mais afetados foram os moradores do bairro Independente I, próximo a uma lagoa. Eles aguardam serem remanejados do local por conta de obras da Norte Energia.

"Com 20 minutos de chuva, tudo alaga por aqui. Em pouco tempo, a água toma conta da casa inteira com a maior facilidade", conta Edileuza dos Anjos, dona de casa e moradora da região.

Edileuza faz parte de uma das 100 famílias que vivem na região, e aguardam o remanejamento da Norte Energia. Essas pessoas foram reconhecidas em 2017, pelo Ibama, como impactadas socialmente pela Usina de Belo Monte.

Em dezembro de 2019, a prefeitura de Altamira conseguiu uma liminar na Justiça contra a Norte Energia. A determinação obriga a empresa a concluir o processo de reassentamento das famílias, o mais rápido possível. No entanto, a ordem judicial ainda não foi cumprida.

Em nota, a Prefeitura de Altamira informou que já está fazendo reuniões junto com representantes da Norte Energia para tratar dos problemas das populações afetadas pelos alagamentos, além de outras dificuldades que causam transtorno a moradores das áreas urbanas e comunidades ribeirinhas.

Já a Norte Energia informou que, apesar de comprovar tecnicamente que não é responsável pela realocação, concordou em assumir o remanejamento das famílias, com base em um termo de compromisso assinado com a prefeitura.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE