Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Você viu? 200 mil vidas perdidas, corrida da vacina, invasão ao Capitólio, país ‘quebrado’ e o homem mais rico do mundo

Leia seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 4 a 8 de janeiro.

 

Brasil ultrapassa 200 mil mortes por Covid. Butantan e Fiocruz pedem à Anvisa autorização para uso emergencial de vacinas. Governo de São Paulo confirma que nova cepa do coronavírus infectou dois brasileiros. Bolsonaro fala em país “quebrado”. Manifestantes pró-Trump invadem o Capitólio nos EUA. Congresso ratifica vitória de Biden na eleição presidencial. País tem mais de 4 mil mortes por Covid em 24 horas. Na Europa, Inglaterra, Alemanha e Itália estendem lockdown. Mais de 17 milhões de vacinas já foram aplicadas em todo o mundo. Unicamp libera gabaritos oficiais das provas da 1ª fase. Elon Musk supera Jeff Bezos e se torna a pessoa mais rica do mundo. Bitcoin se valoriza e bate recordes. E mais: veja, mês a mês, quais filmes entram em cartaz em 2021.

Corrida da imunização ??

Vacina contra Covid — Foto: Lucy Nicholson/Reuters

A Fiocruz entregou na sexta-feira (8) à Anvisa o pedido de uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. O pedido vale para 2 milhões de doses, que devem ser importadas do laboratório Serum, sediado na Índia. Também na sexta, a Anvisa recebeu o pedido de uso emergencial da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A agência tem 10 dias para analisar os dados.

  • Em carta, Bolsonaro pede à Índia envio urgente da vacina de Oxford
  • Pazuello diz que vacinação começa neste mês e que Brasil exportará vacinas
  • Veja o cronograma de produção da Fiocruz
  • Governo não pode requisitar seringas do estado de SP, decide Lewandowski

O Instituto Butantan confirmou na noite de quinta-feira (7) que assinou um contrato com o Ministério da Saúde para a aquisição de doses da CoronaVac, podendo chegar a um total de 100 milhões. A eficácia da vacina CoronaVac no combate ao coronavírus é de 78% para casos leves, segundo anúncio do governo de São Paulo feito também na quinta. A equipe do Butantan comemorou ao receber a informação.

  • Em plano próprio, governo de SP prevê vacinar 9 milhões até março

Ranking de vacinados no mundo — Foto: Arte/G1

Em todo o mundo, mais de 17 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus já foram aplicadas, segundo levantamento do site "Our World in Data".

Panorama Covid

Brasil chega à marca de 200 mil mortos pela Covid-19

Brasil chega à marca de 200 mil mortos pela Covid-19

Em um momento crítico da pandemia e à espera da vacinação, o Brasil ultrapassou, na quinta (7), as 200 mil mortes por Covid, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Quase 10 meses depois da 1ª morte, o país é o segundo no mundo a atingir a marca. Os Estados Unidos chegaram a esse número em setembro.

Pandemia em Manaus — Foto: REUTERS/Bruno Kelly

Mais enterros
Em 15 dias, a média de enterros diários em Manaus cresceu 80%, de acordo com dados da prefeitura. A capital, que sofre com hospitais lotados por conta de um novo surto da Covid, também registra aumento de mortes em casa e filas de carros funerários em cemitérios. O prefeito da cidade, David Almeida, afirmou que serão construídas 22 mil sepulturas verticais. A capital amazonense decretou estado de emergência.

  • O Assunto #362: Manaus de volta ao inferno da Covid
  • Estado de SP tem alta de 61% na média diária de mortes

Mutação do coronavírus
Na segunda-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou os dois primeiros casos no estado da nova variante do coronavírus identificada inicialmente no Reino Unido. Ainda sem publicação em revistas científicas, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto aponta o mecanismo que torna a nova variante do vírus mais transmissível. Entenda.

  • Bahia confirma caso de reinfecção com mutação da África do Sul

Pandemia no mundo

Foto de 12 de dezembro de 2020 mostra profissionais de saúde em volta de paciente que morreu no setor de Covid-19 de hospital em Houston, no Texas, durante a pandemia do novo coronavírus nos EUA — Foto: Callaghan O'Hare/Reuters

Os Estados Unidos registraram mais de 4 mil mortes por Covid-19 na quinta-feira (7), segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, o maior número de óbitos em um único dia registrado até agora no mundo. Na segunda-feira (4), a imprensa americana informou que ambulâncias de Los Angeles, segunda maior cidade dos EUA, foram orientadas a não transportar pacientes que tenham poucas chances de sobrevivência. Segundo o jornal "Los Angeles Times", isso ocorre por falta de oxigênio nos hospitais da região devido à superlotação de pacientes com Covid-19.

Do outro lado do planeta, o Japão declarou estado de emergência em Tóquio e três prefeituras adjacentes (Chiba, Saitama e Kanagawa).

Boris Johnson anuncia novo lockdown na Inglaterra

Boris Johnson anuncia novo lockdown na Inglaterra

Na Europa, depois da Inglaterra, Alemanha e Itália decidiram estender o lockdown para conter a segunda onda da doença. E a Suécia, que rejeitou o confinamento como medida para combater a pandemia, registrou recorde de mortes e decidiu mudar sua legislação para conceder temporariamente ao governo o poder de adotar medidas de restrição.

  • Reino Unido tem recorde de mortes por Covid; hospitais estão no limite
  • OMS pede que Europa intensifique medidas contra pandemia
  • Argentina decretará toque de recolher em todo o país

Invasão ao Capitólio

Manifestantes pró-Trump invadem Congresso dos EUA e causam tumulto em Washington

Manifestantes pró-Trump invadem Congresso dos EUA e causam tumulto em Washington

O Congresso americano confirmou na madrugada de quinta-feira (7) a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A sessão foi retomada após ter sido interrompida quando um grupo de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio, em Washington. Momentos antes da invasão, Donald Trump discursou aos apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral. Parlamentares e jornalistas que estavam no Capitólio relataram tiros dentro do prédio. Cinco pessoas morreram.

  • Veja aqui um resumo da invasão do Congresso dos EUA

Invasão ao Capitólio nos EUA — Foto: AFP/Reprodução/GloboNews/AP

Em sua 1ª aparição após a retirada dos invasores, Trump chamou o ataque de “odioso” e reconheceu que deixará o cargo em 20 de janeiro.

"Aos que participaram de atos de violência e destruição: vocês não representam nosso país. E aos que desrespeitaram a lei: vocês vão pagar", afirmou.

Donald Trump divulga vídeo pedindo união nos EUA

Donald Trump divulga vídeo pedindo união nos EUA

Depois, em tom de despedida, Trump disse que "servir como presidente foi a maior honra" de sua vida. O republicano não mencionou o nome de Biden em nenhum momento, mas voltou a prometer uma transição suave. Diversas pessoas ligadas ao governo Trump se demitiram após a invasão ao Capitólio.

  • Trump diz que não vai à posse de Biden
  • Biden faz duras críticas a Trump após ter vitória confirmada
  • Bolsonaro usa invasão no Congresso dos EUA para questionar eleições no Brasil
  • Polícia do Capitólio rejeitou ajuda federal 3 dias antes da invasão
  • Facebook e Instagram bloqueiam conta de Trump por tempo indeterminado
  • Twitter tira conta de Trump do ar permanentemente

Luto na música

Cantor Genival Lacerda morre aos 89 anos por complicações da Covid-19

Cantor Genival Lacerda morre aos 89 anos por complicações da Covid-19

O cantor e compositor Genival Lacerda morreu aos 89 anos, no Recife, em decorrência de complicações da Covid-19, na quinta-feira (7). Artistas e políticos lamentaram, nas redes sociais, a morte do paraibano e a Prefeitura de Campina Grande, cidade natal de Genival, decretou luto de três dias. Genival foi um dos grandes nomes do forró e, com carisma e irreverência, se tornou um ídolo popular. Conhecido por todo o Brasil durante 64 anos de carreira, era um símbolo da cultura do Nordeste.

  • Cantor fez sucesso com 'Severina Xique Xique', 'De quem é esse jegue' e outros hits
  • FOTOS: relembre vida e carreira de Genival Lacerda

Educação ??

Candidatos na primeira prova da 1ª fase do vestibular 2021 da Unicamp — Foto: Felipe Mateus / Unicamp

A Unicamp encerrou a 1ª fase do vestibular 2021 na quinta-feira (7) com aumento de 66,6% na abstenção, no comparativo com o processo seletivo do ano anterior. A universidade dividiu a logística em dois dias para reduzir o risco de transmissão da Covid-19. A comissão que organiza o vestibular (Comvest) vai analisar os desempenhos dos candidatos para avaliar os efeitos das mudanças aplicadas com o objetivo de minimizar os impactos provocados pela pandemia.

  • Comissão libera gabaritos oficiais das provas da 1ª fase; veja respostas
  • Enem: MEC libera número de inscrição e local das provas
  • Enem: Defensoria Pública da União entra com pedido para adiar provas do exame marcadas para janeiro

Extrema pobreza

Aumentou o número de famílias em extrema pobreza no Brasil — Foto: Sergio Amaral/Ministério da Cidadania

O Brasil tinha mais de 14 milhões de famílias em situação de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único em outubro de 2020, segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Cidadania. Número é o maior desde dezembro de 2014. Esse total de famílias equivale a 39,99 milhões de pessoas com renda per capita de até R$ 89 que vivem na miséria no país.

Economia ??

Jair Bolsonaro: 'Brasil está quebrado, eu não consigo fazer nada

Jair Bolsonaro: 'Brasil está quebrado, eu não consigo fazer nada'

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na terça-feira (5) a um grupo de apoiadores que o “Brasil está quebrado” e que, por isso, ele não consegue “fazer nada”. O conceito de "país quebrado" configura a falta de capacidade de pagar seus compromissos em dia e a impossibilidade de captar dinheiro. Para especialistas ouvidos pelo G1, nenhuma das hipóteses está posta. E eles vão além: está na mão do presidente evitar que a economia brasileira chegue a um cenário de quebradeira.

  • Após falar em país “quebrado”, Bolsonaro ironiza: “Brasil está bem, está uma maravilha”
  • Depósitos na poupança batem recorde
  • Produção industrial cresce 1,2% em novembro
  • Inflação dos mais pobres acumula alta de 6,3% em 2020
  • Banco Mundial prevê alta de 3% do PIB em 2021, abaixo da média mundial
  • Pedidos de seguro-desemprego aumentam 1,9% em 2020 e somam 6,8 milhões no ano

Mercado financeiro
O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, renovou o recorde de pontuação na sexta-feira (8), ao fechar em alta de 2,20%, a 125.076 pontos. O giro financeiro da sessão somou R$ 42,9 bilhões. O recorde de pontuação anterior foi registrado na quinta-feira (7), quando a bolsa marcou 122.385 pontos.

Armas de fogo

Arma — Foto: Thomas Def/Unsplash

Quase 180 mil novas armas de fogo foram registradas na Polícia Federal (PF) em 2020, um recorde influenciado pelas medidas do governo Jair Bolsonaro que facilitaram o acesso a esses itens no país. Alta é de 91% ante 2019.

?? Eleição no Congresso

Câmara
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) lançou na quarta-feira (6), oficialmente, sua candidatura à presidência da Câmara. O parlamentar tem o apoio de 11 partidos e do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Baleia Rossi terá como principal adversário Arthur Lira (PP-AL), nome defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. A eleição será em 2 de fevereiro, mas ainda não está decidido se será presencial ou remota.

Senado
A bancada do PSD no Senado anunciou que apoiará Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na disputa pela presidência da Casa. A legenda tem a segunda maior bancada do Senado, com 11 integrantes. A eleição, em votação secreta, também será em fevereiro. Maior bancada da Casa, MDB avalia lançar candidato para disputa.

Meio ambiente

Desmatamento na Amazônia — Foto: Reuters

Dados atualizados na sexta-feira (8) pelo Inpe mostram que 2020 foi o segundo pior ano de desmatamento na Amazônia Legal desde 2015. O índice ficou abaixo apenas do recorde histórico de 2019. Veja os números.

Gigante global ??

Peugeot e Fiat Chrysler anunciam fusão — Foto: G1 Carros

Anunciada no fim de 2019, a fusão entre os grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citroën (PSA) foi aprovada pelos acionistas das fabricantes. O resultado do negócio de US$ 52 bilhões será a quarta maior montadora de veículos do mundo, batizada de Stellantis.

  • Vendas de veículos novos caem 26% em 2020 e setor tem pior resultado desde 2016
  • Chevrolet Onix é o carro novo mais vendido do Brasil pelo 6º ano

Bitcoin

Bitcoin, desde seu surgimento, tem ao seu entorno mitos e verdades a serem esclarecidos — Foto: Pixabay/Divulgação

O bitcoin voltou a ser assunto central no universo de investimentos depois de uma valorização recorde nos últimos meses. Em meados de março, uma unidade valia cerca de US$ 5 mil. Em apenas nove meses, superou a barreira dos US$ 40 mil. Mas especialistas alertam que a volatilidade e os riscos do investimento em criptomoedas são altos. Entenda.

Tecnologia

WhatsApp está avisando sobre nova política de privacidade — Foto: AFP

O WhatsApp começou a enviar uma notificação sobre mudanças em sua política de privacidade. A novidade, que passará a valer em 8 de fevereiro e será obrigatória, garante o compartilhamento de dados com o Facebook, dono do app de mensagens, e está relacionada com funções como o carrinho de compras em conversas com lojas.

  • Facebook vai substituir likes por total de seguidores nas páginas

Google lança página para defender suas iniciativas contra a desinformação — Foto: Arnd Wiegmann/Reuterus

O Google colocou no ar na quinta-feira (7) uma página para defender suas iniciativas contra a desinformação. A empresa tenta responder a cinco "mitos" relacionados com as fake news nas buscas on-line e anúncios digitais.

?? Mais rico do mundo

O empresário Elon Musk em foto de arquivo de janeiro de 2020 — Foto: Joe Skipper/Reuters/Arquivo

O empresário Elon Musk, fundador da Tesla, tornou-se a pessoa mais rica do mundo ao acumular uma fortuna superior a de Jeff Bezos, da Amazon, segundo o ranking da Bloomberg. Musk alcançou patrimônio de US$ 188,5 bilhões na quinta-feira (7).

  • Quem são os 5 bilionários que mais aumentaram suas fortunas em 2020

Prepare a pipoca ??

'007 - Sem tempo para morrer', 'Turma da Mônica - Lições', 'Um Lugar silencioso - Parte II', 'Raya e o último dragão' e 'Duna' são alguns dos lançamentos do cinema em 2021 — Foto: Divulgação, Reprodução, Divulgação/Serendipity Inc

Quais tramas vão acompanhar sua pipoca do fim de semana ou vão te entreter no seu sofá em 2021? O G1 responde essas perguntas por meio de uma lista de lançamentos e um vídeo com os trailers já lançados. Veja aqui.

“Um lugar silencioso 2”, “Viúva negra”, “Duna”, “007 - Sem tempo para morrer” e “Matrix 4” estão entre os destaques.

  • Grammy 2021 é adiado para 14 de março por causa da pandemia

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE