Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Líderes de países do Golfo se reúnem na Arábia Saudita para resolver crise com o Catar

Cúpula discute relação entre os países da região um dia depois que a capital saudita suspendeu embargo e abriu sua fronteira e espaço aéreo com Catar, país que sofre boicotes dos vizinhos há mais de 3 anos.

 

Os líderes dos países do Golfo se reúnem, nesta terça-feira (5), em uma cúpula na Arábia Saudita para um encontro que deve discutir avanços na negociação da crise com o Catar, um dia depois da capital saudita anunciar a reabertura de suas fronteiras com Doha.

O Kuwait tem feito a mediação entre o Catar e quatro estados árabes, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito que iniciaram um embargo ao país em meados de 2017 por causa de seu apoio a grupos islâmicos na região e seus laços com o Irã.

Sempre negando todas as acusações, o Catar diz ser vítima de um "bloqueio" e de um ataque à sua soberania.

Reabertura aérea

Depois de três anos e meio de boicote e de trocas de mensagens hostis entre os países, a agência estatal de notícias Kuwait divulgou o anúncio de que a Arábia Saudita reabriu seu espaço aéreo e suas fronteiras terrestres e marítimas com o Catar na segunda-feira (4).

Com a queda do bloqueio aéreo, o governante do Catar pôde comparecer à cúpula pela primeira vez desde o embargo. Sua chegada no país, em um aeroporto de Al-Ula, foi transmitida ao vivo pela televisão estatal saudita.

A decisão dos aliados próximos dos EUA ocorre nos últimos dias do mandato do governo de Donald Trump, e pouco antes da posse do novo presidente eleito Joe Biden.

VÍDEOS mais vistos do G1

200 vídeos VÍDEO: Imagens mostram 'onda de lixo' na praia de São Conrado Parentes filmavam fogos quando menina foi atingida por bala perdida no Turano Vídeo mostra chuva com granizo em Bom Retiro

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE