Notícias

Fechar

Notícias

Nova espécie de inseto é batizada de '''Portanus adenomari''' em homenagem a professor da Ufopa

Em um artigo científico, os autores contam que a escolha do nome se deu pela grande contribuição do professor Adenomar de Carvalho ao conhecimento de espécies de Portanini.

Uma nova espécie de inseto do tipo "cigarrinha", que foi descoberta nos estados de Minas Gerais, Paraná e Maranhão recebeu o nome de Portanus adenomari em homenagem ao professor Adenomar Neves de Carvalho. O pesquisador é vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) de Santarém, no oeste do Pará.

Segundo os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a Portanus adenomari, pertence ao grupo "Portanini", que abriga 63 espécies. Em artigo científico publicado na revista Zootaxa, os autores Márcio Félix, Victor Quintas, Jádila Santos Prando e Gabriel Mejdalani contam que a escolha desse nome se deu pela grande contribuição de Adenomar ao conhecimento de espécies de Portanini.

O professor Adenomar é biólogo, e possu mestrado e doutorado na área de Entomologia, somadas a uma vasta produção científica ao longo de mais de 20 anos de pesquisa sobre a diversidade, biologia e ecologia de insetos da ordem Hemiptera, popularmente conhecidas como "cigarrinhas".

De acordo com o pesquisador, esse grupo de insetos é objeto de trabalho desde a iniciação científica. "Realizei meu mestrado e doutorado com este grupo, descrevi e publiquei 23 espécies novas de Portanini (Hemiptera: Cicadellidae). Ter seu nome imortalizado em um ser vivo é algo que geralmente é concedido 'in memoriam''. Mas sendo homenageado ainda em vida, posso equipará-la a um título, de doutorado ou professor titular”, ressaltou Adenomar.

"Para mim, esta é a maior homenagem que alguém pode receber em vida!", comemorou o professor Adenomar Neves de Carvalho.

Mais informações sobre a nova espécie estão no artigo “Portanini (Insecta, Hemiptera, Cicadellidae): morphology of female terminalia, first record of host plants, a new species of Portanus from Brazil, and taxonomic notes”.

VÍDEOS: mais vistos do G1 Santarém e região