Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Arábia Saudita suspende embargo e abre fronteira e espaço aéreo ao Catar

Quatro países árabes iniciaram embargo em 2017, por causa de apoio do país a grupos islâmicos e laços com o Irã; reabertura acontece já nesta segunda, segundo Kuwait, que intermediou negociações. Na terça, governante do Catar deve comparecer à cúpula

 

O Ministério das Relações Exteriores do Kuwait anunciou nesta segunda-feira (4) que a Arábia Saudita suspenderá um embargo de anos ao Catar, abrindo suas fronteiras aéreas e terrestres nos primeiros passos para encerrar uma crise no Golfo.

A agência estatal de notícias Kuwait divulgou o anúncio, dizendo que a Arábia Saudita abre seu espaço aéreo e suas fronteiras terrestres e marítimas já a partir da noite desta segunda-feira.

O Kuwait tem feito a mediação entre o Catar e quatro estados árabes (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito) que iniciaram um embargo ao país em meados de 2017 por causa de seu apoio a grupos islâmicos na região e seus laços com o Irã.

Outros países também cortaram relações com o Catar na mesma época.

O anúncio é feito na véspera de uma cúpula dos líderes do Golfo Árabe na Arábia Saudita, na terça-feira, que será presidida pelo rei saudita Salman. O governante do Catar agora deve comparecer à cúpula pela primeira vez desde o embargo.

A decisão dos aliados próximos dos EUA ocorre nos últimos dias do mandato do governo de Donald Trump, e pouco antes da posse do novo presidente eleito Joe Biden.

Vídeos: Os mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

20 vídeos VÍDEO: Imagens mostram 'onda de lixo' na praia de São Conrado Parentes filmavam fogos quando menina foi atingida por bala perdida no Turano Vídeo mostra chuva com granizo em Bom Retiro

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE