Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

México aprova uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid-19

É o 2º imunizante liberado no país, que iniciou aplicação com a vacina da Pfizer e da BioNTech em 24 de dezembro. Cerca de 30 mil profissionais de saúde já receberam a primeira dose.

 

O México concedeu nesta segunda-feira (4) autorização emergencial para o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

É o segundo imunizante autorizado pela Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris), a agência reguladora do país.

No dia 24 de dezembro, o México começou a vacinar seus profissionais de saúde com a vacina da Pfizer e da BioNTech. Cerca de 30 mil já foram imunizados até domingo (3), segundo o governo — um quarto do esperado nessa primeira etapa.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que até a primeira quinzena de janeiro está prevista a vacinação de até 750 mil profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia.

México aprova vacina de Oxford/Astrazeneca contra Covid-19

México aprova vacina de Oxford/Astrazeneca contra Covid-19

Vacina de Oxford

O México participa de um convênio com a fundação do magnata mexicano Carlos Slim, a AstraZeneca e a Universidade de Oxford para a produção do imunizante em seu território e na Argentina, além da distribuição sem fins lucrativos na América Latina — exceto no Brasil.

O acordo firmado pelo México inclui a aquisição de 77,4 milhões de doses da vacina. Com acordos com outros laboratórios, o país prevê comprar ao todo 200 milhões de doses e imunizar gratuitamente 116 milhões de pessoas.

Com 128 milhões de habitantes, o México é o quarto país com mais mortes provocadas pela Covid-19, atrás apenas de Estados Unidos, Brasil e Índia. São mais de 127 mil óbitos e 1,4 milhão de casos confirmados no país.

O profissional de saúde Giorgio Franyuti recebe dose da vacina da Pfizer e da BioNTech na Cidade do México, no dia 28 de dezembro de 2020 — Foto: Alfredo Estrella/AFP

Saiba mais sobre o novo coronavírus em reportagens do JN:

20 vídeos O governo encomendou 30 milhões de seringas e agulhas da indústria brasileira Fiocruz pede ajuda ao Itamaraty pra importar vacina de Oxford produzida da Índia Festas provocam aglomeração na região metropolitana de Salvador

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE