Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

8 das 10 lives mais vistas em 2020 são brasileiras; Marília Mendonça ganha de BTS e Andrea Bocelli

Cantora é campeã de audiência em shows on-line transmitidos pelo YouTube. Ranking é dominado por sertanejos, que fizeram trilha de sofrência do auge da quarentena no Brasil.

 

No ano das lives, oito das 10 transmissões ao vivo de música com maior audiência no YouTube são de artistas do Brasil. Marília Mendonça fez o show ao vivo mais assistido do ano, com 3,3 milhões de visualizações simultâneas.

A cantora está à frente do fenômeno sul-coreano BTS e do tenor italiano Andrea Bocelli, os dois nomes internacionais na lista. Além da liderança, Marília também ocupa a 8ª posição no ranking - ela é a única a aparecer duas vezes.

Veja, abaixo, a lista de lives mais assistidas do mundo em 2020 no YouTube

  1. Marília Mendonça - #LiveLocalMariliaMendonca (8 de abril): 3,31 milhões de visualizações
  2. Jorge & Mateus - Live na Garagem (4 de abril): 3,24 milhões de visualizações
  3. Andrea Bocelli (12 de abril): 2,86 milhões de visualizações
  4. Gusttavo Lima (11 de abril): 2,77 milhões de visualizações
  5. Sandy & Junior (21 de abril): 2,55 milhões de visualizações
  6. Leonardo - #CabareEmCasa (1º de maio): 2,52 milhões de visualizações
  7. BTS (18 de abril): 2,31 milhões de visualizações
  8. Marília Mendonça - #TodosOsCantosDeCasa (9 de maio): 2,21 milhões de visualizações
  9. Henrique & Juliano (19 de abril); 2,06 milhões de visualizações
  10. Bruno e Marrone (16 de maio): 2,05 milhões de visualizações

Para montar o ranking, o YouTube considerou o pico de visualizações simultâneas de cada uma das lives. Ele representa o número de dispositivos conectados naquela transmissão pela plataforma ao mesmo tempo.

Isso significa que o número de pessoas assistindo pode ser maior, já que mais de uma pessoa pode ver a live em um mesmo dispositivo.

Ano de 'sofrência'

Marília, também dona do clipe mais assistido do ano no YouTube, e artistas como Gusttavo Lima e as duplas Jorge e Mateus e Henrique e Juliano, que também aparecem na lista de lives, ajudaram a compor a trilha de "sofrência" do auge da quarentena no Brasil.

Nomes conhecidos do sertanejo profissionalizaram no país os shows on-line do isolamento, que começaram com apresentações simplórias de popstars globais, como Chris Martin, John Legend e Elton John.

No fim de março, a primeira live de Gusttavo Lima, com cinco horas de transmissão movidas a muito álcool e uma produção luxuosa, foi o prenúncio das apresentações que viriam depois.

O debate sobre a bebedeira de sertanejos em lives

O debate sobre a bebedeira de sertanejos em lives

Além dele Jorge e Mateus, Léo Santana e outros cantores foram criticados por reunirem, em meio á pandemia, um número considerado alto de músicos e profissionais técnicos em suas lives, aumentando o risco de contágio da Covid-19.

Ao mesmo tempo, o formato sofisticado ajuda a explicar por que o Brasil ocupa a maioria das posições do ranking do YouTube.

Grandes artistas internacionais mantiveram as apresentações caseiras, com voz e violão em frente às câmeras, mesmo em grandes festivais de lives para arrecadar doações a instituições de caridade.

Outros optaram pelo modelo de live com venda de ingressos. É o caso do próprio BTS, que bateu recorde em número de espectadores simultâneos em um show on-line pago.

A live "Bang Bang Con", feita pelo grupo em 14 de junho, chegou a ser vista por 756 mil fãs ao mesmo tempo, uma marca já reconhecida pelo Guinness World Records.

O grupo BTS na live 'Bang Bang Con', transmitida em junho e recordista de audiência em um show on-line pago — Foto: Divulgação

Mas nenhum dos dois estilos de live - nem o pomposo, tampouco o mais simples - foi capaz de manter alta a audiência desse tipo de apresentação ao longo da pandemia.

A lista do YouTube mostra que todos os shows recordistas de audiência aconteceram entre abril e maio, ainda no primeiro trimestre da pandemia do coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março.

Artistas seguem fazendo apresentações on-line, mas com público menos entusiasmado, o que também diminuiu o interesse de patrocinadores.

VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento

20 vídeos Semana Pop explica como serão os shows e festivais da realidade pós-pandemia Semana Pop mostra fantoches que viraram fenômeno, como o Louro José Semana Pop conta quais celebridades estão ao lado de Trump e de Biden na eleição dos EUA

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Variedades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE