Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Hemopa mobiliza doadores de sangue em áreas comercias de Santarém para aumentar estoques

Atendimento transfusional é ininterrupto e por isso a necessidade de doadores voluntários é diária nas unidades de coleta.

 

Com os baixos índices de coleta de sangue, o Hemopa em Santarém, no oeste do Pará, tem mudado as estratégias para captar novos doadores. Equipes percorrem áreas comerciais e conversam com as pessoas informando sobre a importância de salvar vidas através da doação de sangue.

“As palestras nas grandes lojas estão ajudando na sensibilização de voluntários. Pretendemos continuar com as visitas durante o mês de novembro para alcançar o máximo de pessoas possíveis”, destacou Telma Suanne, assistente social do Hemopa Santarém.

Em média, para atender a todos as unidades e suprir a demanda do municípios da região, é necessário coletar por dia 30 bolsas de sangue. Muitas vezes, esse total diário não é alcançado.

Este mês de novembro é dedicado ao doador voluntário que tem o papel fundamental na missão de salvar vidas. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes.

A Fundação Hemopa é responsável pelo atendimento transfusional do Estado do Pará, fornecendo bolsas de hemocomponentes para cerca de 200 unidades hospitalares.

O atendimento transfusional é ininterrupto e por isso a necessidade de doadores voluntários é diária nas unidades de coleta de sangue da Fundação Hemopa.

Hemopa Santarém convoca doadores para aumentar número de bolsas no estoque de sangue

Hemopa Santarém convoca doadores para aumentar número de bolsas no estoque de sangue

Quem pode doar?

O voluntário precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e pesar acima de 50 kg. E no cadastro é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial, original e com foto que pode ser o RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho.

Neste período de pandemia, quem teve Covid-19 é necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.

O Hemopa Santarém funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, na avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31, no bairro Aeroporto Velho.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE