Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Na Bósnia, Justiça prende sérvio suspeito de matar 51 civis durante conflito nos anos 1990

Dusan Culibrk, de 50 anos, é acusado de ter participado na execução de civis que foram internados em campos de detenção nos anos 1990 na

 

Um sérvio-bósnio acusado de ter algum tipo de participação na execução de 51 civis, entre eles internos de um campo de detenção que abrigou vítimas da "limpeza étnica" nos anos 1990, foi preso nesta terça-feira (17), anunciou a promotoria da Bósnia.

Veja uma reportagem sobre os 25 anos do massacre que aconteceu em uma cidade da Bósnia em 1995.

Bósnia relembra os 25 anos do massacre de Srebrenica

Bósnia relembra os 25 anos do massacre de Srebrenica

Dusan Culibrk, de 50 anos, foi preso na mesma área do noroeste da Bósnia onde esses crimes aconteceram, em 1992.

Um quarto de século após o conflito na Bósnia, que causou cerca de 100 mil mortes, a Justiça ainda precisa resolver cerca de 600 processos com 4.500 suspeitos, segundo os dados oficiais.

Culibrk é suspeito de ter participado na execução de 44 civis bósnios muçulmanos e croatas católicos na cidade de Donji Dubovik.

Ele também é suspeito de fuzilar, em agosto de 1992, sete civis bósnios que tentavam fugir para a cidade de Bihac.

Entre abril e agosto de 1992, mais de 6.000 pessoas, principalmente bósnios, mas também croatas, foram presas nos campos de detenção de Omarska, Keraterm e Trnopolje, na região de Prijedor, conhecida como o "triângulo do horror".

As primeiras imagens de detidos esqueléticos desses acampamentos alertaram a opinião pública mundial em agosto de 1992 sobre a campanha de limpeza étnica realizada pelas forças sérvias da Bósnia.

Cerca de 3.500 pessoas foram assassinadas nesta região, das quais várias centenas continuam desaparecidas, de acordo com as associações de vítimas.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

20 vídeos Câmera de segurança registra 'clarão' causado por queda de meteoro no RS Criança é arremessada ao ser atingida por carro e sai andando Jacaré gigante atravessa campo de golfe na Flórida

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE