Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Votação em Belém tem início com filas, atraso na abertura de portões e idosos indo às urnas

No Pará, o número total do eleitorado é de 5.758.119. O que representa em torno de 3,82% de todo o eleitorado brasileiro.

 

O início da votação no Pará foi marcado por filas em frente aos locais de votação e atraso na abertura dos portões, o que gerou aglomeração para entrada em alguns colégios. Muitos idosos estão comparecendo para votar no horário preferencial, que vai das 7h às 10h.

No Pará existem atualmente 17.716 seções eleitorais, sendo 40 seções eleitorais indígenas, 1.488 seções ribeirinhas e 3.603 seções rurais.

No Colégio José Alves Maia, no bairro do Telégrafo, em Belém, houve uma demora de 17 minutos para abertura dos portões. Pessoas que chegaram antes das 6h30 para votar se amontoaram para entrar no colégio. Segundo voluntários, o local estava sendo arrumado, com álcool em gel, para receber os eleitores.

Já no Colégio Nazaré, no bairro de Nazaré, houve fila antes da abertura dos portões, mas logo depois a situação normalizou e é tranquilo o movimento neste início de manhã. Idosos estão comparecendo às urnas e levam álcool em gel e canetas próprias.

Casal de idosos Maria das Graças Pompeu e Dorivaldo Pompeu foram votar em Belém, com álcool em gel. Eles aprovaram o horário preferencial. — Foto: Pedro Cruz/ G1

Mudanças em locais de votação

A movimentação é grande em locais que recebem eleitores de outras seções este ano. Na faculdade Fibra, muitas pessoas chegam sem saber onde votar, que são migrantes da escola Barão do Rio Branco. Na entrada há duas pessoas orientando os eleitores, que chegam a todo momento.

Mudança de local de votação causa tumulto no IFPA, em Belém

Mudança de local de votação causa tumulto no IFPA, em Belém

No Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém, é intensa a movimentação de eleitores. O local está recebendo este ano seções que eram de outros colégios. Muitas pessoas buscam por informações.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) explica que todas as seções eleitorais que funcionavam na Escola Estadual Visconde de Souza Franco, em Belém, foram transferidas para a sede do Instituto Federal do Pará, o IFPA. A antiga seção 77 foi extinta após a s últimas eleições. Por isso, quem votava neste local precisa verificar para onde foi transferido.

Alguns locais de votação em Belém sofreram alterações nas Eleições 2020. Confira:

  • As seções eleitorais 466ª, 467ª,468ª, 469ª e 470ª do Colégio N.Sra. de Nazaré funcionarão no Colégio Santa Catarina de Sena, localizado na Av. Nª Sra. de Nazaré, 1016, Nazaré.
  • Visconde de Souza Franco, em virtude da reforma do imóvel, funcionarão, provisoriamente, no IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, localizado na Av. Almirante Barroso, 1155, Marco.
  • As seções da Escola Orlando Bitar, em virtude da reforma do imóvel, funcionarão, provisoriamente, na Escola Pinto Marques, localizada na Av. Gov. José Malcher, 861, Nazaré.
  • As seções do antigo Colégio Ipiranga funcionarão no Colégio Physics, localizado na Av. Almirante Barroso, 777, Marco.
  • As seções eleitorais da Escola Graziela Moura Ribeiro foram transferidas para o Centro Social Auxilium, localizado na Passagem Nossa Senhora Auxiliadora, 2563, esquina com a Travessa Alferes Costa, Pedreira.
  • As seções da Escola Hilda Vieira foram remanejadas para a Faculdade Cosmopolita, localizada na Travessa Tavares Bastos, 1313, Marambaia.
  • As seções da Escola Barão do Rio Branco foram transferidas para a Faculdade Fibra, localizada na Avenida Gentil Bittencourt, 1144, Nazaré.
  • As seções eleitorais 238, 239, 240 e 241 que funcionavam na Escola Cornélio de Barros, endereço: Av Dalva, 743, entre Pedro Alvares Cabral e Rua Capitão Braga – Marambaia, funcionarão na Escola Adventista, endereço: Av. Dalva, 14 – Marambaia.
  • A seção eleitoral 380, que funcionava na Faculdade Cosmopolita, endereço: Av. Tavares Bastos, 1313 – Marambaia, funcionará na Escola República de Portugal, endereço: R. Anchieta, 359 – Marambaia.
  • A seção eleitoral 381, que funcionava na Escolinha Mendara, endereço: Conjunto Mendara, Rua H, 24 – Marambaia, funcionará na Escola Francisco da Silva Nunes, endereço: Av. Santarém, s/n – Marambaia.

Saiba onde consultar seu local de votação:

Site do Tribunal Superior Eleitoral
Site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará
Disque-Eleitor: (91) 3346-8100 das 7h às 17h
Aplicativo “E-Título”: Gratuito e aceito em aparelhos celulares de sistema Android e IOS. Basta acessar a opção “Onde Votar”.

Assista vídeos sobre as Eleições 2020 no Pará

3 vídeos Mais de 5,7 milhões de eleitores vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores no Pará Libcom ouviu eleitores paraenses para saber o que esperam para os próximos 4 anos Locais de votação demoram a abrir portões em Belém

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE