Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Polícia Federal flagra dupla jogando '''santinhos''' de candidatos próximo a seção eleitoral em Santarém, PA

Flagrante foi feito na Operação Voo da Madrugada por volta das 5h deste domingo 15 no bairro Caranazal. Houve perseguição e a dupla foi conduzida à delegacia da PF.

 

A Polícia Federal conduziu dois homens à delegacia após flagrar a distribuição de material gráfico de candidatos próximo a seção que funciona na unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no bairro Caranazal, em Santarém. O flagrante aconteceu por volta das 5h deste domingo (15) durante a operação "Voo da Madrugada", que visa combater o derramamento de "santinhos" no dia das eleições.

As duas pessoas estavam em um motocicleta quando foram avistados pelos agentes federais. Houve perseguição e a equipe conseguiu abordar os dois homens. A dupla e a motocicleta foram conduzidos à delegacia da Polícia Federal para de Termo Circunstanciado de Ocorrência. O material de campanha foi apreendido.

De acordo com a legislação eleitoral permite que até à véspera das eleições os candidatos distribuam material de campanha. Entretanto, a distribuição de qualquer tipo de propaganda eleitoral, no dia da eleição, é ilegal. A prática configura crime de propaganda eleitoral irregular (art. 39, §5º, II da Lei 9.504/97), com pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

O derramamento de "santinhos" é comum em todos as eleições. Os infratores aproveitam a madrugada do dia da votação para distribuírem os “santinhos” dos candidatos nas ruas da cidade, principalmente, nas regiões próximas aos locais de votação.

A prática visa angariar eleitores indecisos que se deslocam ao local de votação apenas para cumprir o seu dever constitucional de votar. Assim, esses eleitores utilizam os santinhos irregularmente derramados como “cola” para registrar seu voto na urna eletrônica.

ELEIÇÕES 2020 EM SANTARÉM

  • Santarém tem oito candidatos a prefeito nas eleições 2020; veja quem são

  • Conheça os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Santarém

  • Eleições 2020: conheça os planos dos candidatos a prefeito de Santarém para a Saúde

  • Candidatos a prefeito de Santarém priorizam asfalto e transporte público; veja propostas para Infraestrutura

  • Candidatos à prefeitura de Santarém dizem o que pretendem para melhorar transporte público

  • Candidatos a prefeito de Santarém dizem o que pretendem fazer para desafogar atendimento na UPA 24H

  • Candidatos a prefeito apresentam proposta para combater loteamentos irregulares em áreas de igarapés, em Santarém

  • Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Santarém para ampliar atendimento na educação especial

13 vídeos Funciona Assim: como justificar ausência na votação Funciona Assim: a cota para mulheres nas eleições Funciona Assim: o que os eleitores podem fazer na campanha eleitoral

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE