Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Apoiadores de Trump fazem protesto em Washington contra suposta fraude sem provas nas eleições

Manifestantes, majoritariamente sem máscaras, carregam bandeiras ''Trump 2020'' e cartazes com os dizeres ''Parem o roubo''; Biden foi declarado vencedor das eleições no último dia 7.

 

Um grupo de apoiadores do presidente americano Donald Trump faz um protesto neste sábado (14), em Washington, contra o resultado das Eleições dos Estados Unidos. Os manifestantes se reuniram para "denunciar", sem provas, uma suposta fraude na vitória do democrata Joe Biden.

Reunidos na Freedom Plaza, próximo à Casa Branca, seguidores de Trump esperavam a saída do presidente para sua partida de golfe. O comboio passou pelo grupo, que gritava por "Mais quatro anos! Mais quatro anos!"

Os resultados de todos os estados já foram divulgados pelas grandes redes de televisão do país. Joe Biden obteve 306 votos eleitorais, contra 232 do presidente em final de mandato.

O presidente e seus apoiadores seguem sem reconhecer a vitória de Biden nas eleições deste mês. Manifestantes, majoritariamente sem máscaras, carregam bandeiras "Trump 2020" e cartazes com os dizeres "Parem o roubo". Entre os apoiadores, há representantes do grupo nacionalista de extrema-direita "Proud Boys".

Apoiadores de Trump fazem protesto em Washington, próximo à Casa Branca, neste sábado (14) — Foto: AP Photo/Evan Vucci

"É reconfortante ver todo o tremendo apoio, especialmente os comícios que estão surgindo naturalmente em todo país, incluindo um grande no sábado em (Washington) DC. Inclusive posso tentar passar e dizer oi", disse Trump no Twitter nesta sexta-feira.

Enquanto isso, Biden saiu na manhã deste sábado para um passeio de bicicleta perto de sua casa de férias em Rehoboth Beach, Delaware.

Eleições seguras

A passeata acontece em meio à perda de força da narrativa de Trump de que houve votos inválidos nas eleições. Nesta quinta-feira (12), um comunicado oficial da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura afirma que a votação foi "a mais segura da história americana". O órgão é ligado ao Departamento de Segurança Interna, que integra o próprio governo dos EUA.

"A eleição de 3 de novembro foi a mais segura na história americana. Neste momento, por todo o país, autoridades eleitorais estão revisando e verificando todo o processo das eleições antes de finalizar o resultado", diz o comunicado.

Apoiadores de Trump fazem protesto em Washington, próximo à Casa Branca, neste sábado (14) — Foto: AP Photo/Evan Vucci

Ainda de acordo com o documento, "não há evidências de que qualquer sistema de votação excluiu ou perdeu votos, alterou votos ou foi de alguma forma comprometido".

Na quarta-feira (11), um levantamento feito pelo jornal "The New York Times" com autoridades eleitorais dos Estados Unidos mostra que não há indícios de fraude nas eleições. A reportagem teve resposta de 45 dos 50 escritórios estaduais. Outros quatro haviam se manifestado espontaneamente sobre o assunto. Eles negaram qualquer irregularidade no processo.

Alguns políticos do Partido Republicano já tomaram distância de Trump e veem Biden como o presidente eleito. É o caso dos governadores de Ohio e de New Hampshire, que pedem que correligionários sejam realistas sobre a resposta das urnas.

Apoiadores de Trump fazem protesto em Washington, próximo à Casa Branca, neste sábado (14) — Foto: AP Photo/Evan Vucci

Apoiadores de Trump fazem passeata em Washington, próximo à Casa Branca, neste sábado (14) — Foto: AP Photo/Evan Vucci

Apoiadores de Trump fazem passeata em Washington, próximo à Casa Branca, neste sábado (14) — Foto: AP Photo/Jacquelyn Martin

VÍDEOS: ELEIÇÕES NOS EUA 2020

20 vídeos Uma semana após a vitória de Joe Biden, Donald Trump ainda não reconheceu a derrota Joe Biden vence as eleições americanas com 306 delegados contra 232 de Donald Trump Trump mostra incerteza ao falar do próximo governo

BIDEN É ELEITO PRESIDENTE DOS EUA

  • Vitória de Biden é projetada pela imprensa

  • 'Serei o presidente de todos os americanos', diz Biden

  • 'Eleição está longe de terminar', diz Trump

  • Perfil: saiba quem é Joe Biden

  • Perfil: saiba quem é nova primeira-dama, Jill

  • Perfil: saiba quem é Kamala Harris, a nova vice-presidente

  • AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real

  • MAPA DA APURAÇÃO: contagem ainda não terminou

  • Repercussão da vitória

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE