Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Austrália se junta aos EUA, Japão e Índia em exercícios navais no Oriente Médio e Ásia

Países fazem frente ao aumento da influência da China na região; é a primeira vez, desde 2007, que a Austrália participa deste tipo de manobra militar.

 

A Austrália vai participar, em novembro, de exercícios navais ao lado dos Estados Unidos, Índia e Japão, anunciou nesta terça-feira (20) a ministra australiana da Defesa, Linda Reynolds. Os países vêm expressando receio com o aumento da influência da China no mar da Ásia.

Reynolds disse que as manobras militares mostram "a determinação comum de apoiar esta região aberta e próspera".

As atividades devem acontecer em algum ponto do Mar de Omã, no Oriente Médio, e também na Baía de Bengala – no sudeste indiano. É a primeira vez, desde 2007, que a Austrália participa deste tipo de atividade.

Austrália, Estados Unidos, Índia e Japão formam o "Quad", grupo estratégico informal estabelecido em 2019 para fazer frente ao gigante asiático.

Incômodo a Pequim

A volta das atividades militares na zona, anunciada também pelo ministério indiano da Defesa, irritou Pequim. Nas últimas décadas, a China tentou ampliar consideravelmente sua influência em Mianmar, Sri Lanka, Paquistão e Bangladesh, o que provocou o receio da Índia.

A China não esconde sua opinião sobre o grupo "Quad". No início do mês, o ministério chinês das Relações Exteriores pediu aos países que evitem os "grupos fechados e exclusivos".

"Esperamos que os países envolvidos consigam avançar a partir dos interesses comuns dos países da região e fazer mais coisas que favoreçam a paz, a estabilidade e o desenvolvimento da região, e não o contrário", declarou o porta-voz do ministério, Wang Wenbin.

VÍDEOS mais vistos da semana

20 vídeos Vídeo mostra vendedor momentos antes de ser atingido por botijão em Copacabana, no Rio Ação contra grupo de milicianos em Itaguaí termina com 12 suspeitos mortos Ministro Marco Aurélio Mello e Luiz Fux, presidente do STF, discutem durante julgamento

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE