Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Candidatos a prefeito de Santarém dizem o que pretendem fazer para desafogar atendimento na UPA 24H

As propostas dos candidatos se dividem entre estruturação das unidades básicas já existentes e a construção de novas UPAs 24H.

 

O G1 apresenta nesta sexta-feira (16), a segunda reportagem da série sobre as propostas dos candidatos a prefeito de Santarém nas eleições 2020. A segunda pergunta enviada aos 8 concorrentes foi "Santarém tem poucas UBS 24h, o que acaba por sobrecarregar a única UPA do município. Candidato, qual a sua proposta para resolver esse problema?".

Santarém tem população estimada em 306 mil habitantes, segundo o IBGE. Possui 75 unidades básicas de saúde, segundo a Prefeitura. A maior parte funciona apenas de segunda a sexta-feira, de 07h às 17h. Das unidades básicas de saúde 24h, apenas três estão em funcionamento (Nova República, Santarenzinho e Alter do Chão).

Os candidatos tinham até 30 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato e enviada ao G1. Veja abaixo as propostas de cada um. Os nomes estão em ordem alfabética, segundo a inscrição para a urna:

  • Veja também as propostas dos candidatos para melhorar o transporte público

Coronel Tomaso (Patriota - 51)

Coronel Tomaso (Patriota): proposta para a área da saúde

Coronel Tomaso (Patriota): proposta para a área da saúde

O candidato propõe implementar mais unidades básicas de saúde em pontos estratégicos da cidade, para evitar grandes deslocamentos das pessoas, evitando que elas precisem gastar dinheiro. Também promete atuar na prevenção de doenças, fortalecendo a atenção básica.

Jesson Santos (PRTB - 28)

Jesson Santos (PRTB): proposta para a área da saúde

Jesson Santos (PRTB): proposta para a área da saúde

De acordo com o candidato, seu plano de governo contempla a construção de mais uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, na grande área do Santarenzinho. Jesson propõe ampliar o número de unidades básicas de saúde (UBS) para atender a população de Santarém com qualidade.

João Pingarilho (PSC - 20)

João Pingarilho (PSC): proposta para a área da saúde

João Pingarilho (PSC): proposta para a área da saúde

A proposta do candidato é colocar em pleno funcionamento as unidades básicas de saúde existentes em Santarém, garantindo médicos, remédios, equipamentos e toda a estrutura necessária. João Pingarilho também promete implantar UBS 24h nas principais zonas da cidade, nos distritos e principais comunidades de rios e planalto, para desafogar a UPA 24h.

Maria (PT - 13)

Maria do Carmo (PT): proposta para a área da saúde

Maria do Carmo (PT): proposta para a área da saúde

A candidata promete construir mais duas Unidades de Pronto Atendimento 24H (UPAs) no município e garantir o atendimento descentralizado à população. Maria também promete resgatar os centros de saúde 24 horas para atender os moradores dos bairros mais distantes e das maiores comunidades de Santarém.

Nélio (DEM – 25)

Nélio Aguiar (DEM): proposta para a área da saúde

Nélio Aguiar (DEM): proposta para a área da saúde

O candidato que é o atual prefeito de Santarém diz que o número de unidades básicas de saúde no município atende o parâmetro nacional que recomenda uma UBS para cada 18 mil habitantes. Nélio diz que o que falta não é UBS, mas sim estruturar as 75 unidades existentes e construir uma UPA 24h na zona oeste da cidade.

Ney Santana (PSDB - 45)

Ney Santana (PSDB): proposta para a área da saúde

Ney Santana (PSDB): proposta para a área da saúde

O candidato promete reativar as Unidades de Saúde 24H e garantir profissionais e medicamentos para o atendimento à população. Ney Santana também pretende implantar uma nova UPA 24h para atender as grandes áreas do Santarenzinho e Maracanã, para desafogar a única UPA existente no município.

Paulo Barrudada (PSL - 17)

Os vídeos enviados pelo candidato ao G1 não respondem a pergunta sobre UBS e UPA 24H.

Valdir Matias Jr (PV - 43)

Valdir Matias Jr. (PV): proposta para a área da saúde

Valdir Matias Jr. (PV): proposta para a área da saúde

Para o candidato o que sobrecarrega a UPA 24h não é o número de UBS, mas a falta de estrutura das unidades. Valdir promete colocar médicos, remédios e exames para atender a população nas unidades básicas, assim como, modernizar o atendimento para que as pessoas não precisem ir para a fila na madrugada para marcar uma consulta.

7 vídeos Funciona Assim: financiamento de campanhas Funciona Assim: eleição na pandemia Funciona Assim: Câmara Municipal

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE