Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Presidente do Quirguistão renuncia em meio a crise política do país

A ex-república soviética localizada na Ásia Central vive uma crise depois de denúncias de fraude que levaram à anulação dos resultados das eleições legislativas.

 

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15). A ex-república soviética localizada na Ásia Central vive uma crise depois de denúncias de fraude que levaram à anulação dos resultados das eleições legislativas há dez dias.

"Não me apego ao poder, não quero entrar para a história do Quirguistão como o presidente que derramou o sangue de seus cidadãos. Por isso decidi renunciar", disse Jeenbekov em um pronunciamento.

Na semana passada, ele declarou estar "disposto a renunciar "quando autoridades legítimas forem aprovadas e voltarmos ao caminho da legalidade". Ele se tornou o terceiro presidente do país a deixar antecipadamente o cargo, desde 2005, por conta de protestos e revolta popular.

Quirguistão e países vizinhos — Foto: G1

Eleições anuladas

Os resultados das eleições de 4 de outubro, marcadas por acusações de fraude, foram anulados na semana passada após os protestos violentos e a ocupação de vários edifícios governamentais por grupos de opositores.

Eleição parlamentar no Quirguistão é anulada

Eleição parlamentar no Quirguistão é anulada

No começo do mês, o então primeiro-ministro, Kubatbek Boronov, também renunciou ao cargo em meio aos distúrbios e protestos que deixaram um morto e centenas de feridos no país. O sucessor, Sadyr Japarov, foi eleito pelo Parlamento e pediu a saída imediata de Jeenbekov da presidência.

O atual primeiro-ministro estava na prisão até semana passada por ter sequestrado um governador regional. Ele foi libertado por seus apoiadores, conseguiu a anulação de sua condenação e se impôs como chefe de governo com o apoio das ruas.

Policiais retiram barricada de ruas de Bishkek, capital do Quirguistão, na noite de segunda-feira (5) — Foto: Vyacheslav Oseledko/AFP

Influência russa

Rodeado por governos autoritários, o Quirguistão, um país pobre, é uma exceção democrática na Ásia Central — embora as transições políticas sempre tenham sido agitadas.

A movimentação no país preocupa a Rússia pela proximidade geográfica e histórica. Além de milhares de trabalhadores russos terem origem no Quirguistão, o país abriga uma base aérea russa em seu território.

VÍDEOS mais vistos da semana

20 vídeos Vídeo mostra vendedor momentos antes de ser atingido por botijão em Copacabana, no Rio Com relâmpagos, temporal escurece pontos de SP e deixa capital em estado de atenção Polícia Militar de SC faz resgate de alpinistas presos em cânion

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE