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Psicóloga fala sobre a importância da criança brincar no quadro '''Pequeninos'''

Brincar estimula o desenvolvimento dos pequenos. Kárita Farias fala dos tipos de brincadeiras mais aconselhados para cada faixa de idade.

 

Brincar é tão importante na vida das crianças que é um direito previsto na Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovado pela ONU, e também reconhecido na legislação brasileira, tanto na Constituição Federal, quando no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na semana das crianças, o quadro Pequeninos fala da importância do brincar na vida dos pequenos.

Conheça na reportagem um espaço que deixa as crianças livres para brincar. A psicóloga Kárita Farias fala dos tipos de brincadeiras mais aconselhados para cada faixa de idade.

Quadro 'Pequeninos' fala sobre importância da brincadeira no desenvolvimento de crianças

Quadro 'Pequeninos' fala sobre importância da brincadeira no desenvolvimento de crianças

Confira as perguntas e respostas sobre o tema:

Pergunta 1) Por que o brincar é um momento tão importante para as crianças?

Kárita Farias: O brincar proporciona para o pequeno a imaginação, a criatividade, a interação, a comunicação, o fortalecimento de vínculos afetivos, a expressão das emoções, além de reduzir os níveis de estresse. Através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações, desenvolver a expressão oral, corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Brincando a criança: Experimenta/Descobre/Inventa/Aprende...
Brincando a criança estimula: Curiosidade/ Autoconfiança/Autonomia.

Pergunta 2) Quais as brincadeiras mais aconselhadas para os bebes até 1 ou 2 anos?

Kárita Farias: Para os bebês é importante explorar as cores, texturas, formas, movimentos e sons, e etc... Essas atividades são estimulações que proporciona experiências para os bebês como: diversão, aguçam a curiosidade, desenvolve habilidades visuais, tátil e motoras do bebê. Curiosidade, olhos atentos, o sentir o toque, e etc.. Tudo faz parte da descoberta das crianças.

Pergunta 3) Quais as brincadeiras aconselhadas para crianças maiores?

Kárita Farias: Pira-esconde / andar de bicicleta / pega-pega / pipa / Construção de brinquedos com material reciclado / Teatro / karaokê / Cinema / Desenhar e colorir. As crianças expressam seus sentimentos e emoções, desenvolvem coordenação motora, equilíbrio corporal, ajuda a reconhecer e estabelecer limites.

Pergunta 4) Qual o papel dos pais nesse processo? Devem tirar quanto tempo, no mínimo, para brincar?

Kárita Farias: O tempo tem se tornado o nosso bem mais precioso nos últimos anos, a vida adulta parece ter apenas 12h por dia, e o que chega no consultório para mim são mães sobrecarregadas, pais cansados e crianças hiper estimuladas e desconexas. A base da saúde emocional dos pequenos é o amor transmitido com a afetividade, o vínculo e a conexão entre pais e filhos. Reflita você pai e responsável o que tem feito para se conectar com seus pequenos!

A forma mais forte de transmitir o amor que sentimos é o tempo dedicado de forma especial, desta forma a criança sente-se pertencente à família, valorizada, amada, segura e constrói a sua autoconfiança. Lembre-se o seu tempo é o melhor presente!

Pergunta 5) Como medir o tempo na televisão e telas? Qual o correto?

Kárita Farias: Crianças pequenas que passaram tempo excessivo em frente a smartphones, tablets e computadores têm maior probabilidade de apresentar problemas de saúde mental como depressão e ansiedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças com menos de 1 ano de idade não sejam expostas em nenhuma tela. A sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os que estão entre 2 a 5 anos podem usar telas por no máximo 1h por dia. Os maiores de 5 anos de idade no máximo 2h por dia.

O prejuízo apontado refere-se a problemas de ansiedade, obesidade, dificuldade de se relacionar/interagir e no desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais.

Orientações que podem ajudar:

  • Organizar uma rotina com respeito e amor.
  • Tempo de brincar juntos.
  • Movimentar o corpo.
  • Contato com a natureza
  • Acompanhar o que as crianças estão acessando.
  • Dê um bom exemplo.
  • Evite telas nos horários das refeições e antes de dormir.
  • Assistam um filme juntos.

Pergunta 6) Brincar sozinho também faz bem? Ou brincar em grupo é melhor?

Kárita Farias: É importante entender que as crianças não precisam de interação o tempo todo, e que é saudável desfrutar de sua própria companhia. Afinal esse contato ensina os pequenos sobre autoconfiança, autoestima e segurança em si. Porém o brincar em grupo é extremamente importante para desenvolve empatia, resiliência e diversas habilidade sociais e emocionais.

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