Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Recorde de frio no Hemisfério Norte, com -69,6°C, é divulgado 28 anos depois do registro

Temperatura foi medida em dezembro de 1991 e divulgada somente nesta quarta 23 .

 

Em 22 de dezembro de 1991 foi registrado um recorde de frio no Hemisfério Norte, com uma temperatura de -69,6°C na Groenlândia, anunciou nesta quarta-feira (23) o Instituto Meteorológico da Dinamarca (DMI), 28 anos depois do marco.

Esta leitura foi feita por uma estação de medição que não pertence à rede usual de estações de temperatura, e foi detectada por "detetives do clima" antes de ser confirmado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

  • VEJA TAMBÉM: Aquecimento global: Pedaço gigante de gelo se desprende da última plataforma permanente no Ártico

"O recorde (para o Hemisfério Norte) foi registrado a uma altitude de 3.105 metros, perto da calota polar, em uma estação de medição automática chamada Klinck", disse o DMI em um comunicado.

Imagem de satélite mostra um enorme pedaço de gelo que se soltou da geleira Spalte, no nordeste da Groenlândia, no início de agosto de 2020 — Foto: EU Copernicus; GEUS/Divulgação via Reuters

"Houve muitos recordes de calor na última década e é importante reconhecer os extremos", destacou John Cappelen, um climatologista do DMI à AFP.

"A possibilidade de se conseguir um novo recorde de frio está se esgotando, mas não posso afirmar que nunca mais será registrado", reiterou.

  • VEJA TAMBÉM: Usar dias frios para negar aquecimento global não faz sentido, indica pesquisa

Anteriormente, o recorde para o Hemisfério Norte era de -67,8°C e foi registrado na Rússia em duas ocasiões: em 1892 e 1933.

A temperatura mais baixa já observada no mundo é de -89,2°C. A estação meteorológica de grande altitude de Vostok, na Antártida, mantém este recorde desde 21 de julho de 1983.

VÍDEOS: Natureza e meio ambiente

20 vídeos Mourão visita o Acre para conhecer o sistema de controle de queimadas do estado Quarenta agentes da Força Nacional chegam em MT para ajudar no combate às queimadas Gabeira: ‘Governo afastou Salles das questões amazônicas e passou para o vice Mourão’

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE