Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Festivais da farinha de tapioca e integração gaúcha são instituídos no calendário de eventos de Santarém

Eventos são realizados anualmente na comunidade Boa Esperança, no KM 43 da PA-370.

 

Dois tradicionais festivais do planalto santareno agora integram o calendário oficial de eventos de Santarém, no oeste do Pará. O festival da farinha de tapioca e da integração gaúcha foram instituídos ao calendário pela Lei nº 21.009/2020, sancionada no dia 11 de setembro.

Os dois eventos são realizadas anualmente no mês de agosto no Distrito de Boa Esperança, localizado no KM 43 da Rodovia Estadual Santarém-Curuá-Una (PA-370).

O Festival da Tapioca destaca a produção anual dos agricultores e incentiva a implementação de práticas e técnicas agrícolas que fortalecem a cadeia produtiva na região, aproximando quem vende e que compra a tapioca, responsável por gerar emprego e renda para muitas famílias. Quase 70% das famílias produzem a farinha tapioca, que é vendida dentro e fora do estado.

Boa Esperança também se destaca pela grande produção de grãos como soja, milho e arroz. Também é famosa por concentrar paraenses e famílias de migrantes do Centro-Sul do país.

Já a Festa da Integração Gaúcha celebra conquistas, tradições e a cultura dos moradores. Ela foi introduzida ao Festival com a proposta de exaltar a cultura sulista, que vai desde a gastronomia até a implementação de novas técnicas e práticas de equipamentos agrícolas.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE