Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Municípios do oeste do Pará iniciam campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

Santarém já havia iniciado imunização de animais em 29 de junho. Dia ''D'' de vacinação será no dia 26 de setembro.

 

Os municípios do oeste do Pará que integram o 9º Centro Regional de Saúde da Sespa (9ºCRS) iniciaram nesta segunda-feira (14) a campanha de vacinação contra raiva. Para todo o estado, estão disponíveis cerca de 1,5 milhão de doses de vacinas. A campanha encerra no dia 31 de outubro.

Em Santarém, a campanha foi antecipada pela prefeitura. Com mais de 60 mil doses, a imunização de cães e gatos começou ainda em junho, com estratégias de postos itinerantes e vacinação no prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O chamado Dia "D", que é a mobilização para alcançar maior número de animais imunizados, será em 26 de setembro. Animais com idade maior de três meses podem ser vacinados.

As secretarias municipais de Saúde devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, evitando aglomerações e, se possível, adotando postos volantes e vacinação casa a casa.

Para a campanha em todo o Pará, há uma estimativa de que 7 mil postos estejam disponíveis à população, com a atuação de 17 mil profissionais de saúde dos municípios. Na mais recente mobilização para vacinar animais contra a raiva, ocorrida em 2018, a meta alcançada pelo Pará foi de 96,2%.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. A raiva apresenta letalidade de, aproximadamente, 100%, e alto custo na assistência preventiva/curativa às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE