Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

'''Laços de família''' chega ao Globoplay com história sobre sacrifícios de mãe pela filha

Novela de Manoel Carlos, que também está no ar na TV, marcou a estreia de Reynaldo Gianecchini e retratou drama da leucemia; relembre a trama e veja curiosidades e fotos.

 

Com uma trama sobre a relação de amor e sacrifícios entre mãe e filha e cenas que entraram para a história das novelas, "Laços de família" poderá ser revista a partir desta segunda-feira (14) no Globoplay.

Para ajudar a entrar no clima, o G1 publica curiosidades sobre a novela, com dados do Memória Globo (leia mais ao fim da reportagem).

A novela de Manoel Carlos, que também está no ar no "Vale a pena ver de novo" (TV Globo), marcou a estreia de Reynaldo Gianecchini na TV, no ano 2000.

Já no papel de protagonista, o ator vive o médico recém-formado Edu. Com o bairro carioca do Leblon como cenário, ele engata um romance com Helena (Vera Fischer), uma mulher 20 anos mais velha, apesar da resistência da tia, Alma (Marieta Severo).

Laços de Família: Helena e Edu se conhecem

Laços de Família: Helena e Edu se conhecem

Tudo muda quando Edu conhece e se encanta por Camila (Carolina Dieckmann), filha de Helena. Ao perceber a paixão dos dois, a mãe abre mão do namorado para que a filha seja feliz.

“Foi uma Helena encantadora. Como profissional, como mãe, como mulher, o Manoel resumiu tudo ali, o amor dela por um cara mais jovem...", lembra Fischer em depoimento ao Memória Globo.

"Era uma novela rica em todos os sentidos e maravilhosa para todo o público, tanto que ela passa e passa e passa. Em termos de novela, foi a mais bem construída.”

Carolina Dieckmann em 'Laços de família' — Foto: Roberto Steinberger/TV Globo.

Luta contra a leucemia

Após engravidar de Edu e perder o bebê, Camila descobre que sofre de leucemia. As cenas que retrataram sua luta contra a doença comoveram o país.

A sequência mais lembrada dessa fase da novela mostra a personagem raspando o cabelo, durante o tratamento. “O Maneco me reservou para essa novela. Mas eu pensava: ‘Ele não vai escrever uma novela para mim, gente, fala sério!'", conta Dieckmann ao Memória Globo.

Laços de Família: Camila raspa a cabeça

Laços de Família: Camila raspa a cabeça

"Um dia chegou uma carta do Manoel Carlos, com umas sinopses dizendo: ‘Carolina, esse papel não está sendo oferecido para você, ele é seu, ele foi escrito para você e para Vera Fisher, e se vocês não fizerem, não vai ser essa novela, eu vou fazer uma outra. Essa novela é para vocês’. Aí caiu a minha ficha que eu queria ser atriz, no momento em que eu li aquela carta.”

Diante da doença da filha, Helena se sacrifica mais uma vez em nome do amor por ela. Afasta-se de Miguel (Tony Ramos), com quem estava envolvida, para engravidar do verdadeiro pai de Camila, Pedro (José Mayer).

Vera Fischer e Tony Ramos em 'Laços de família' — Foto: Acervo/TV Globo.

Assim, consegue gerar um doador de medula óssea compatível, para salvar a vida da filha.

Na época em que a trama foi exibida, o "efeito Camila" mobilizou uma campanha, que conseguiu aumentar significativamente o número de doadores de sangue, órgãos e medula no Brasil.

Veja curiosidades sobre 'Laços de família' em pesquisa do Memória Globo

  • As imagens de Camila tendo os cabelos raspados como consequência do tratamento da leucemia foram usadas em uma campanha da Globo pela doação de medula. Nas semanas depois do último capítulo da novela, o Instituto Nacional do Câncer registrou 149 novos cadastramentos - antes, o índice era de dez por mês;
  • A abordagem da leucemia na trama levou a Globo a ganhar o mais importante prêmio de responsabilidade social do mundo, o BITC Awards for Excellence 2001, na categoria Global Leadership Award;
  • Manoel Carlos conta que a ideia central de "Laços de família" partiu da leitura de uma notícia de jornal sobre a mãe de uma jovem com leucemia, que engravidou para salvar a filha, nos Estados Unidos, em 1990;
  • O sacrifício de mães pelos filhos é tema recorrente na obra do autor. Ele já havia retradado situações semelhantes nas novelas "História de amor" (1995) e "Por amor" (1997);
  • A trama de Capitu (Giovanna Antonelli), universitária que trabalha como garota de programa para sustentar os pais e o filho, foi inspirada em uma reportagem do jornalista Gilberto Dimenstein para a "Folha de S.Paulo" sobre o grande número de garotas de programa nas faculdades do Rio de Janeiro e de São Paulo;

Laços de Família: Capitu

Laços de Família: Capitu

  • Além de Gianecchini, "Laços de família" também marcou a estreia de Juliana Paes nas novelas, após uma participação em "Malhação";
  • Na trama, Vera Fischer deu vida à quinta Helena de Manoel Carlos, após as novelas "Baila comigo" (1981, protagonizada por Lilian Lemmertz), "Felicidade" (1991, Maitê Proença), "História de amor" (1995) e "Por amor" (1997), as duas últimas com Regina Duarte no papel principal.

Reynaldo Gianecchini e Carolina Dieckmann em 'Laços de família' — Foto: Roberto Steinberger/TV Globo.

Reynaldo Gianecchini e Vera Fischer em 'Laços de família' — Foto: Jorge Baumann/TV Globo.

Tony Ramos em 'Laços de família' — Foto: Jorge Baumann/TV Globo.

Marieta Severo e Alexandre Borges em 'Laços de família' — Foto: Jorge Bauman/TV Globo.

Giovanna Antonelli em 'Laços de família' — Foto: Roberto Steinberger/TV Globo.

Deborah Secco e José Mayer em 'Laços de família' — Foto: Jorge Baumann/TV Globo.

Juliana Paes em 'Laços de família' — Foto: . Roberto Steinberger/TV Globo.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Variedades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE