Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Sete em cada dez pessoas que buscam o mesmo serviço de saúde vão à rede pública, aponta IBGE

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde revelam, também, que menos de um terço da população tinha algum plano de saúde, médico ou odontológico

 

Sete em cada dez brasileiros que procuram o mesmo serviço de saúde vão à rede pública. Entre os estabelecimentos mais indicados, a Unidade Básica de Saúde (UBS) foi a mais citada pelos entrevistados, com 46,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada na sexta-feira (4).  

Segundo a PNS, apenas 28,5% da população, o que equivale a 59,7 milhões de pessoas, tinha plano de saúde, médico ou odontológico em 2019. Na população com rendimento mensal de até 25% do salário mínimo, apenas 2,2% tinha plano de saúde. Entre aqueles que têm mais de cinco salários mínimos, o índice era de 86,8%. 

Atenção Primária à Saúde vai ser reforçada por todo o país pelos próximos três anos

Vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de outubro

Em 2019, 60% dos domicílios estavam cadastrados em uma Unidade de Saúde da Família, o que equivale a 44 milhões de residências. A PNS também traz dados sobre o acesso aos serviços de saúde, presença de animais nos domicílios e sua vacinação, por exemplo. A pesquisa, que é promovida a cada cinco anos, contou com uma amostra de 108 mil domicílios. Ela foi realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde. 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE