Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Pandemia de coronavírus prejudica 90% de projetos científicos em andamento na UFPA

Instituição estuda retomada no segundo semestre.

 

Projetos e pesquisas em todas as áreas de conhecimento foram redirecionadas ou mesmo encerradas na Universidade Federal do Pará (UFPA) por causa da pandemia do novo coronavírus. O trabalho dos pesquisadores e 90% os 1.500 projetos em andamento foram prejudicados. A instituição considera o impacto imprevisível.

Para o coordenador do Laboratório de Microscopia Eletrônica, Waldomiro Paschoal, o trabalho de produzir imagens extremamente pequenas de seres e objetos da Amazônia tem sido solitários nos últimos meses.

"A gente teve que reduzir o número de pessoas e fazer revezamento no projeto de pesquisa, porque é um laboratório experimental e alguém tem que estar presente, não dá para fazer acesso remoto nos equipamentos. Tem equipamento que para ser ligado precisa de vácuo, então a gente um reflexo em atraso na nossa pesquisa programada pro primeiro semestre", explica.

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA disse, em nota, que discute o possível retorno das atividades no segundo semestre e que uma das possibilidades é isso ocorra de forma remota. Professores e alunos estão sendo consultados. A pesquisa segue até o dia 13 de agosto.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE