Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Quase metade das prefeituras do Pará não é transparente na divulgação das compras no combate ao novo coronavírus, diz TCM

Segundo o Tribunal de Contas dos Municípios, os prefeitos e prefeitas não estão informando de forma clara onde e como gastam dinheiro para combater a pandemia.

 

Quase metade das 144 prefeituras paraenses não é transparente na divulgação das compras relacionadas ao combate ao novo coronavírus, diz o relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo o TCM, os prefeitos e prefeitas não estão informando de forma clara onde e como gastam dinheiro para combater a pandemia.

O estudo feito pelo Tribunal de Contas do Município apontou que 48% das cidades do Pará não tiveram desempenho aceitável em relação a transparência de gastos durante a pandemia. A análise levou em consideração os portais das prefeituras de cada cidade.

"Mesmo quando os municípios criaram, só cinco municípios não apresentaram a criação desses portais, a maioria dos erros e irregularidades eram as informações incompletas. Você precisa colocar todas as informações, de todas as despesas, empresa contratada, razão social, CNPJ, o valor do contrato, o número de participantes. Geralmente essas informações eram incompletas", afirma Sergio Leão, presidente do TCM.

A análise de transparência dos portais ocorreu entre os dias 22 de junho a 10 de julho. De acordo com o ranking do TCM, 8% (12) dos 144 municípios estão na classificação ótima; 23% (33) na categoria bom e e 21% (30) na categoria regular; 44% (68) das cidades paraenses estão na classificação ruim da transparência e 4% (5) têm a transparência classificada como péssima.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE