Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Tratamento a domicílio tem ajudado pacientes recuperados da Covid-19 a melhorar sequelas, em Juruti

Fisioterapeutas acompanham os pacientes da zona urbana e rural que foram internados em decorrência da doença.

 

Os pacientes que foram internados em decorrência da Covid-19 no município de Juruti, no oeste do Pará, contam com o auxílio de fisioterapeutas para recuperar as capacidades cardiorrespiratórias e minimizar as sequelas. O acompanhamento e reabilitação pulmonar são feitos a domicílio nas zonas urbana e rural.

A reabilitação muda de paciente para paciente, por isso, para casa pessoa há exercícios diferentes a serem feitos, respeitando a limitação de cada um.

Atendimento é feito por profissionais tanto na área urbana quanto na área rural de Juruti — Foto: Ascom Prefeitura de Juruti/Divulgação

"Esse atendimento é tão importante, principalmente vindo na casa do paciente, pois é um ambiente onde ele está com a família e se sente acolhido, que ajuda a recuperação a ser melhor. Assim, o profissional observa o que pode ser orientado na rotina do paciente para melhor se reabilitar", explicou a fisioterapeuta Bianca Corrêa.

  • Mais de 90% dos pacientes infectados por covid-19 estão recuperados em Juruti

As atividades propostas no tratamento incluem desde exercícios intensificados cardiopulmonar, o uso de aparelho específico para trabalhar a musculatura respiratória (o respiron), a eletroestimulação - que ajuda no ganho de massa muscular e melhora a circulação - até atividades físicas leves como pilates solo, bastão, halteres e pesos.

Já em uma fase mais avançada, é inserida a fisioterapia do movimento e cinesioterapia que envolvem outros aparelhos.

Pacientes que estiveram internado em decorrência da Covid-19 recebem atendimento de fisioterapeutas em casa, em Juruti — Foto: Ascom Prefeitura de Juruti/Divulgação

“O vírus ataca o pulmão, que é um órgão delicado e é ele praticamente que é o mais afetado, então a fisioterapia a partir do momento que iniciamos o tratamento em casa, a cada dia fortalece nosso pulmão e nosso corpo que tem uma melhora gradativa de todo conjunto", contou o paciente Salin Lima.

O trabalho com fisioterapeutas também é feito no Hospital Municipal com pacientes diferentes níveis de gravidade. Ao todo, nove profissionais fazem o acompanhamento.

Centro de Referência

Desde o dia 20 de julho funciona em Juruti o Centro de Referência para Covid-19 na Unidade de Saúde do bairro Maracanã, onde são ofertados serviços de protocolo intensificado cardiopulmonar aos pacientes recuperados da Covid-19.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE