Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Polícia, Bombeiros e Detran reforçam ações para evitar aglomerações nas praias de Salinópolis, no PA; vídeo

Na noite de sexta, policiais e agentes de trânsito retiraram banhistas de praia que promoviam aglomerações e risco de contaminação pelo novo coronavírus.

 

Agentes das forças estaduais de segurança, do Departamento de Trânsito (Detran) e do Corpo de Bombeiros estão em atuação em Salinópolis, nordeste do Pará, um dos principais balneários procurados pelos banhistas no mês de julho. O local é destino de muitos no verão e já registrou aglomerações na noite de sexta (24).

Um vídeo publicado pela Polícia Civil nas redes sociais mostra a ação de retirada de banhistas em uma das praias do município. A ação é para evitar aglomerações e cumprir as medidas estabelecidas em decretos municipal e estadual.

Policiais e agentes de trânsito retiram banhistas de praia em Salinópolis, no Pará

Policiais e agentes de trânsito retiram banhistas de praia em Salinópolis, no Pará

Mesmo durante a operação Verão 2020, o município teve no último final de semana o caso de um restaurante que foi embargado após promover uma festa com aglomeração na praia Farol Velho. O evento foi registrado em vídeos.

Policiais militares foram vistos no local da festa e a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) disse que no momento que os agentes estiveram no local, todas as regras estavam sendo respeitadas.

Policiamento

PM reforça atuação em praias de Salinas. — Foto: Reprodução / PM-PA

Neste fim de semana, cerca de 120 policiais militares estão atuando de forma preventiva e repressiva nos principais pontos de concentração de pessoas em Salinópolis: as dunas e praias do Maçarico, Corvina, Atalaia e Farol Velho.

As ações são feitas com suporte operacional de drones, viaturas, motocicletas, quadriciclos e esquadras da cavalaria.

Na última sexta, a PM doou máscaras para os visitantes da orla do Maçarico e também realiza o fechamento da Praia do Farol, a partir das 17h.

Som automotivo está proibido

Um decreto da prefeitura de Salinópolis proíbe o uso de som automotivo na cidade.

A PM informou que tem recebido denúncias de perturbação e que organizou um esquema de atuação mais rígida para inibir conduta considerada ilegal, principalmente pois promove aglomerações e risco de contaminação pelo novo coronavírus.

A PM conta com efetivo da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e do Grupamento Tático Operacional (GTO), Batalhão de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Rondas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Batalhão de Choque (BPchoque), Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e Comando de Policiamento da Capital I e II.

Torres de observação

Corpo de Bombeiros instala torres de observação em Salinas. — Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros instalou duas torres de observação na praia do Atalaia para equipes de salva-vidas, com objetivo de monitorar e auxiliar os banhistas e evitar acidentes.

A ação é coordenada pelo coronel Helder Moraes. Ele informou que os caldeirões de fiscalização estão instalados próximos ao atalho da Sofia e outros próximo à entrada principal da praia. "As estruturas são mais elevadas e permitem maior percepção da zona de perigo para as pessoas potencialmente em risco e ajudam na estratégia de observação e prevenção contra afogamentos e pequenos acidentes", explica.

As torres foram confeccionadas por internos do sistema penitenciário a partir de madeiras doadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), apreendidas em ações em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas).

Ao todo, foram mais de 20 metros cúbicos de madeira na construção das torres e de cavaletes e bandeirolas, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). A economia foi de R$40 mil ao erário.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE