Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Farinha e ostra são fornecidas por delivery em Bragança

Venda ao consumidor se mantém na pandemia por meio da Feira do Agricultor Familiar, que ocorre todo sábado.

 

A farinha de Bragança, famosa em todo Pará, assim como ostras, iguarias da região nordeste do estado, continuam chegando na mesa do bragantino durante a pandemia. Os alimentos são fornecidos pela Feira da Agricultura Familiar, que ocorre todo sábado e também oferece o serviço de delivery.

Com a novidade, os agricultores combinam a entrega dos produtos em domicílio ou em pontos estratégicos.

"Trabalhamos por encomenda, e essa modalidade só vem se intensificando. Por semana conseguimos vender, em época normal, até 30 quilos de farinha d'água lavada, já que nosso carro-chefe é a mandioca", conta a agricultora Ariane Pereira, que mora e produz na Comunidade Montenegro.

Ao todo, 45 famílias de 18 comunidades fazem parte da feira. Além da farinha e da ostra, há ovo caipira, frutas da estação, maniva (folha da mandioca) e tucupi. O evento, que no próximo 25 de julho completará 11 anos, significa um lucro de até 70% para os agricultores

Na pandemia de Covid-19, a Feira do Agricultor Familiar reduziu a estrutura em 85%, para evitar aglomerações, mas nunca deixou de funcionar aos sábado, das 5 às 10 h, na Travessa Coronel Antônio Pedro, em frente à sede do STTR. O funcionamento obedece às medidas preventivas, como uso de máscaras e álcool em gel.

Ostras

Um produto diferenciado que compõe a cartela de comercialização em Bragança são ostras in natura, produzidas pela Associação dos Agricultores e Aquicultores de Nova Olinda (Agromar), em Augusto Corrêa, município vizinho a Bragança, atendida pela Emater.

Apenas em junho foram vendidas 275 dúzias de ostras, com faturamento de R$ 3.575,00 para os 15 produtores associados. Nesta primeira quinzena de julho, já foram comercializadas 141 dúzias.

Para o produtor Carlos Jorge Cruz, "a melhor saída para o ostreicultor neste período de pandemia tem sido a negociação pela internet. É uma ferramenta que veio para ficar".

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE