Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Alunos da Ufopa podem solicitar matrícula no período letivo especial até 26 de julho

A Ufopa também recebe até o dia 26, inscrições dos alunos que pretendem concorrer ao auxílio emergencial para acesso à internet.

 

Concluintes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) têm até segunda-feira (26) para solicitar matrícula no Período Letivo Especial (PLE), referente a 2020.4, que será ofertado de de 17 de agosto a 3 de outubro de 2020.

A Ufopa também recebe até o dia 26, inscrições dos alunos que pretendem concorrer ao auxílio emergencial para acesso à internet. A solicitação de matrícula e de auxílio deverá ser feita por formulários online, disponibilizados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen).

O aluno deverá preencher o formulário referente à sua unidade acadêmica, selecionando os componentes curriculares em que queira se matricular, na forma de oferta/reoferta, tutoria, TCC e atividade complementar.

Para matrícula em trabalho de conclusão de curso (TCC), o aluno deverá fazer o contato prévio com o docente orientador e, caso haja disponibilidade do professor, indicar no formulário. Cada discente poderá acumular até 180 horas de componentes curriculares, além de atividades complementares e de TCC.

Só poderão aderir ao PLE os alunos com status “formando” ou “ativo” que tenham, no mínimo, 80% de carga horária de seu curso já cumprida. A matrícula não é obrigatória, ficando a critério do aluno cursar ou não.

O PLE será ofertado de forma totalmente remota por meio da Turma Virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e de outras plataformas virtuais. Em caso de reprovação, não haverá o registro no histórico escolar do discente.

As matrículas nas turmas e atividades solicitadas pelos alunos serão efetivadas entre os dias 27 a 30 de julho pelas unidades acadêmicas, conforme os critérios da resolução nº 325, de 10 de julho de 2020.

Auxílio para acesso à internet

No mesmo formulário, o aluno poderá solicitar o auxílio emergencial para acesso à internet. O edital nº 13/Proges/Proen/Ufopa prevê a concessão de até 300 auxílios emergenciais no valor de R$ 150, destinados à aquisição de pacote de dados de internet para auxiliar na realização de atividades acadêmicas do Período Letivo Especial. O pagamento será efetuado em duas parcelas de R$ 75, até o 15º dia útil dos meses de agosto e setembro, podendo ser prorrogado em caso de disponibilidade orçamentária.

Apenas estudantes de graduação que solicitarem a matrícula no PLE poderão receber o auxílio. Não poderão concorrer discentes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que sejam empregados ou servidores públicos e que tenham vínculo empregatício formal.

O aluno só estará apto ao recebimento após o deferimento da matrícula pela Unidade Acadêmica e conferência dos demais critérios estabelecidos em edital. O resultado preliminar da concessão de auxílios será divulgado pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) até 31 de julho.

Acesse os formulários de solicitação de matrícula no Período Letivo Especial:

  • Formulário para discentes do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef)
  • Formulário para discentes do Instituto de Ciências da Educação (Iced)
  • Formulário para discentes do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS)
  • Formulário para discentes do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA)
  • Formulário para discentes do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG)
  • Formulário para discentes do Instituto de Saúde Coletiva (Isco)
  • Formulário para discentes do Campus Oriximiná

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE