Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Em mais uma noite de protestos, prefeito de Portland, nos EUA, é atingido por gás lacrimogêneo

Envio de agentes federais é o ponto central de um debate nacional nos Estados Unidos sobre as liberdades civis.

 

O prefeito da cidade de Portland, nos Estados Unidos, o democrata Ted Wheeler, foi atingido por gás lacrimogêneo no início da manhã desta quinta-feira (23) depois de se juntar a manifestantes que protestavam contra a injustiça racial e a brutalidade policial.

Os protestos acontecem em Portland todas as noites há semanas, com forças de segurança frequentemente lançando gás lacrimogêneo e batendo em manifestantes com cacetetes.

Ao visitar o local dos protestos, Wheeler foi vaiado por alguns manifestantes que pediram sua renúncia e gritaram "você devia se envergonhar!". Eles disseram que o prefeito deveria ter feito mais para proteger os cidadãos de Portland.

Enquanto permanecia em meio à multidão do lado de fora do Centro de Justiça de Portland, Wheeler, que usava uma máscara de proteção, foi atingido pelo gás lacrimogêneo. Imagens de vídeo o mostraram tossindo.

Prefeito de Portland, nos EUA, é atingido por gás lacrimogêneo em noite de protestos

Prefeito de Portland, nos EUA, é atingido por gás lacrimogêneo em noite de protestos

Agentes federais abrigados no Centro de Justiça não deram sinais de recuo, indo frequentemente do lado de fora do prédio para lançar bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo na direção dos manifestantes.

O envio de agentes federais a Portland no dia 4 de julho é o ponto central de um debate nacional nos Estados Unidos sobre as liberdades civis. Os manifestantes e autoridades locais veem a iniciativa como uma jogada política do presidente dos EUA, Donald Trump, um republicano, para lançar uma campanha de "lei e ordem" em um momento em que enfrenta dificuldades em uma batalha para tentar se reeleger na eleição presidencial deste ano.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA batizou a operação de envio de agentes federais de "Operação Valor Diligente", de acordo com documentos de um tribunal. Wheeler classificou a intervenção como um abuso do poder federal e disse que ela está fazendo a violência aumentar.

A quarta-feira registrou multidões cada vez maiores de apoiadores se juntando às manifestações.

Prefeito de Portland, Ted Wheeler, fica exposto a gás lacrimogêneo durante protesto nesta quinta-feira (23) — Foto: Karina Brown/AP

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE