Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Três meses após início da pandemia no PA, governo começa testagem aleatória para Covid-19

Levantamento epidemiológico começa nesta terça, 30, em Belém e Ananindeua, e continua a partir de 6 de julho pelo interior do estado.

 

Três meses após o início da pandemia, uma pesquisa epidemiológica do governo estadual deve aplicar 27 mil testes domiciliares para Covid-19 em 52 municípios paraenses, a partir desta terça (30). O levantamento já havia sido mencionado pelo governador Helder Barbalho em meados de maio.

Oito regiões de regulação devem ser levantadas. As testagens começam por Belém e Ananindeua, na região metropolitana de Belém, e a partir do dia 6 de julho seguem para outros 50 municípios.

Serão duas etapas, primeiro com aplicação de questionários para traçar perfil demográfico e socioeconômico e a testagem aleatória.

Segundo o governo, o objetivo é traçar um diagnóstico do novo coronavírus no estado, medindo a expansão da pandemia em Belém e interior por meio de testes rápidos. Foi traçado um cronograma para executar a pesquisa, que deve ser feita por estudantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O projeto é coordenado por professores da Uepa, técnicos da Secretaria de Saúde Pública (Sespa) e pesquisadores do Instituto Acertar. Os resultados, segundo o governo, devem auxiliar na tomada de decisões sobre politicas públicas na pandemia.

O governador Helder Barbalho orientou que quem receber pesquisadores em casa deve verificar a identificação do pesquisador. "A conclusão desse inquérito será fundamental para as informações necessárias para o enfrentamento do novo coronavírus", afirmou.

Governo inicia pesquisa epidemiológica da Covid-19 no Pará

Governo inicia pesquisa epidemiológica da Covid-19 no Pará

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE