Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Presidente da Polônia lidera o 1º turno da eleição

No segundo turno, Andrzej Duda deve enfrentar o prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowsk.

 

O atual chefe de Estado da Polônia, o conservador Andrzej Duda, lidera a apuração dos votos do primeiro turno da eleição presidencial e enfrentará o candidato liberal no segundo turno, em 12 de julho, de acordo com os resultados parciais anunciados pela Comissão Eleitoral (PKW).

Duda, do partido Lei e Justiça (PiS), obteve 45,24% dos votos, após a apuração de 87,16% das urnas, anunciou a Comissão nesta segunda-feira (29). Em segundo lugar, está o prefeito centrista de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, com 28,92% dos votos. Trzaskowski é da Plataforma Cívica (PO).

Se nenhum candidato não conseguir alcançar a marca de 50% dos votos, a legislação local prevê a realização de um segundo turno.

O candidato independente Rafal Holownia recebeu 13,69% dos votos. Os outros oito candidatos não superaram 10% dos votos. A taxa de participação foi de 53,30%, segundo a comissão eleitoral.

Adiamento por causa da pandemia

As eleições foram fortemente afetadas pela crise provocada pela pandemia de Covid-19. Inicialmente, a votação havia sido marcada para 10 de maio, mas a falta de um acordo do governo nacionalista conservador com a oposição obrigou as autoridades a adiar o pleito para o dia 28 de junho.

A campanha foi marcada pelo temor dos poloneses de uma recessão, a primeira no país desde o fim do comunismo, devido à pandemia do novo coronavírus.

O presidente Duda, apontado como favorito nas pesquisas por muito tempo, parece ter sofrido uma queda de popularidade nas últimas semanas devido à crise causada pela pandemia.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE