Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Juiz britânico vai decidir se Guaidó poderá controlar as reservas de ouro da Venezuela depositadas no exterior

Banco Central da Venezuela tenta resgatar 30 toneladas de ouro cerca de US$ 1 bilhão do Banco da Inglaterra.

 

Juan Guaidó é o representante da república da Venezuela e tem o poder para controlar seus bens no exterior? Esta é a pergunta de um bilhão de dólares que um juiz do Reino Unido precisa responder após quatro dias de audiências que terminam nesta quinta-feira (25).

Um tribunal comercial da Alta Corte de Londres examina a questão desde segunda-feira no âmbito de uma ação do Banco Central da Venezuela (BCV) contra o Banco da Inglaterra (BoE) para recuperar mais de 30 toneladas de ouro, avaliadas em US$ 1 bilhão.

As audiências sobre este ponto, definidas em um caso à parte antes de abordar a entrega dos lingotes, devem terminar nesta quinta-feira, mas não se sabe quando o juiz Nigel Teare anunciará sua decisão.

O opositor Guaidó busca "salvaguardar" os bens do país e "garantir que não sejam dissipados pelo regime cleptocrata de Nicolás Maduro", afirmou durante as audiências o advogado Andrew Fulton.

Questionado pelo tribunal, o governo do primeiro-ministro britânico Boris Johnson respondeu com uma carta na qual repetiu, palavra por palavra, a declaração do então ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, em fevereiro de 2019: que reconhece Guaidó como "presidente constitucional interino da Venezuela até que se possam celebrar eleições confiáveis".

Polícia da Venezuela dispersa protesto convocado pelo líder da oposição Juan Guaidó

Polícia da Venezuela dispersa protesto convocado pelo líder da oposição Juan Guaidó

Mas o advogado Nick Vineall alega que a declaração foi um ato "meramente político" que não concede nenhum poder. E apresentou vários exemplos para demonstrar que o Executivo britânico manteve "relações diplomáticas completas, recíprocas e normais" com a administração de Maduro, à qual "reconhece inequivocamente" o controle das instituições do Estado.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE