Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

Girassol recupera solo e combate nematóides.

 
 -   /  Marcel Oliveira
/ Marcel Oliveira / Marcel Oliveira

O girassol não teve bom desempenho na safra 19/20. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a área plantada caiu de 62 mil hectares para 47 mil hectares, redução de 24,7%; e a produção teve baixa de 104 mil toneladas para 75 mil toneladas (queda de 28,4%). Os estados produtores são Mato Grosso (- 35%), Goiás (-15%), Distrito Federal (não atingiu mil toneladas), Minas Gerais (-75%) e Rio Grande do Sul (-30%).

O pesquisador  da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, explica que o principal motivo para a queda é o bom desempenho de outras culturas concorrentes como sorgo, algodão, gergelim, amendoim, feijão-caupi e, principalmente, o milho. O cereal está favorecido com bons preços e forte abertura de usinas de etanol na região de Campo Novo do Parecis (MT). “O que conta muito é a falta de liquidez do girassol que é quando independente do preço e quantidade de produto se consegue vender. Já com o girassol não há essa facilidade porque ele é leve então o frete é caro e precisa estar perto dos pólos de beneficiamento, hoje concentrados no Centro-Sul, Goiás e Mato Grosso”, explica.

Bom para o solo e vilão de nematoides

As sementes de girassol, além de muito nutritivas, são usadas para diversos fins: produção de óleo de cozinha, biodiesel, alimentação de pássaros, consumo humano, além da indústria de produtos de higiene e de cosméticos, como ingrediente de cremes hidratantes, lubrificantes e sabonetes.

No Centro-Oeste é usado para a sucessão de culturas ou segunda safra. É uma cultura benéfica ao solo. Por ter sistema radicular profundo, a planta tem a capacidade de buscar nutrientes que as plantas cultivadas tradicionalmente não têm. “O girassol recicla potássio, tirando de camadas profundas e jogando para a superfície, favorecendo as condições do solo “, diz o pesquisador. 

Outro benefício da cultura está na sanidade com o combate aos nematoides, muito comuns em soja, por exemplo. “O girassol é um péssimo multiplicador de nematoides no solo. Onde você tem girassol você diminui os nematoides a níveis baixos”, aponta. 

 

 


PUBLICIDADE

Mais Lidas em Agricultura

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE