Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

Equipamento agrícola fica mais leve com aço resistente.

 
 -   /
/ /

A Indutar, empresa que atende a demanda metal mecânica agrícola do mercado regional do Rio Grande do Sul, se deparou há cinco anos com o desafio de encontrar um aço resistente à abrasão para a fabricação das navalhas do rolo de faca KATRINA, produto próprio e inédito da companhia que até então, era fabricado com o aço comum SAE 1045 de 6,35mm. A solução encontrada foi o Hardox® 450/500 de 5mm, da SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência. O produto ficou 20% mais leve, além de aumento em 300% da vida útil.

“Como já enfrentávamos desgaste precoce com o aço comum, tentamos temperá-lo, fragilizando assim toda a peça. Além de não atender na resistência, na abrasão, não resistia ao impacto. Encontramos a SSAB, que nos propiciou uma solução completa, proporcionando maior vida útil e alta produtividade ao equipamento. Diminuímos 140 quilos de peso utilizando o aço de alta resistência Hardox®”, diz Bruno Freitas Dalmagro, gerente de engenharia da Indutar.

O rolo de faca KATRINA realiza o acamamento homogêneo da cobertura vegetal, aumentando a durabilidade da matéria orgânica no solo, protegendo-o no excesso de chuva, e auxiliando no controle de invasores, na retenção de umidade e na preservação dos nutrientes. Além destes benefícios, ocorre a germinação uniforme da planta decorrente do plantio direto.

Dalmagro conta que a principal motivação para o uso do Hardox® no equipamento foi por conta da diminuição da quantidade de manutenções e da confiabilidade. “Em parceria com a SSAB, fabricamos um produto que contribui de forma ecologicamente na conservação do solo, reduz o uso de produtos fitossanitários, controla de maneira sustentável a contaminação das lavouras e mantém as terras produtivas ao longo dos anos, além do consequente aumento dos resultados na colheita”, explica.

Em constante modernização, o mercado agrícola brasileiro cresce em ritmo acelerado. De acordo com as projeções da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), as vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias pela indústria a concessionárias no Brasil devem crescer 2,9% em 2020. “O cliente busca cada vez mais tecnologias para aumentar sua produção, diminuir o uso de mão de obra para os processos de manejo, sem deixar de lado as Uma imagem contendo grama, objeto ao ar livre, céu, ao ar livre

Descrição gerada automaticamentepreocupações sociais e ambientais”, pondera Bruno da Indutar.

O rolo de faca KATRINA é o único do mercado brasileiro com sistema de acionamento hidráulico, nivelamento e dupla articulação em todas as seções, que permitem um melhor acompanhamento do solo em diversos terrenos, tornando fácil e ágil a sua operação, seja no modo trabalho ou no modo transporte. Mais de mil unidades do produto foram fabricados, sendo o mais vendido das Américas.

A Indutar já está homologando a utilização do Hardox® 500 de 3mm para a plataforma de colheita de milho MAGNA. “Junto à SSAB, a Indutar diminui custos e manutenções, aumenta vida útil do equipamento e ajuda na preservação do meio ambiente”.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agricultura

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE