Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Benefícios do leite para a saúde.

 
 -   /
/ /

O consumo de leite é mais frequente nos países ocidentais. A ingestão de leite é um item bastante discutido na esfera da nutrição, por isso você pode se questionar se é saudável ou prejudicial.

Mas, de fato, leite ajuda muito o organismo. No entanto, você já se sentou e pensou sobre o que o leite realmente faz para a saúde? Bem, é hora de saber. Descobrir os benefícios do leite pode levá-lo a beber mais desse ouro branco todos os dias.

Assim, o leite de vaca sempre foi associado à boa alimentação, tornando-o uma das bebidas mais consumidas no mundo. Seus benefícios para a saúde podem ser obtidos com a ingestão direta ou com o consumo de produtos lácteos, como queijo, manteiga, sorvete, requeijão, leite com sabor ou doces de leite.  

Em outras palavras, no planeta, existem mais de 6 bilhões de pessoas que consomem regularmente algum tipo de alimento à base de leite animal, sendo este um dos elementos essenciais da dieta humana, pois os bichos que geram leite estão em quase todos os continentes e países. 

PROPRIEDADES DO LEITE

O leite é um líquido que os mamíferos criam nas glândulas mamárias para alimentar seus filhotes. A razão pela qual eles têm isso é porque seus bebês naturalmente devem consumir algo nutritivo até que sejam fortes e tenham idade suficiente para caçar por si mesmos ou comer o que seus pais normalmente comem.

No entanto, os seres humanos também possuem essa capacidade, e é por isso que a humanidade começou a explorar o leite de outros animais, na esperança de que continue a nutri-los por toda a vida, em vez de somente no começo. O leite de vaca é ainda o mais disponível, enquanto o de outras espécies, como o de camelos, renas, búfalos e cabras é bastante difícil de conseguir.

Contudo, o valor nutricional do leite é tão conhecido que pessoas do mundo todo o incluem como parte essencial da dieta. Por isso, adicioná-lo à alimentação diária também pode ajudá-lo a alcançar uma nutrição bem equilibrada.

O leite é uma fonte perfeita de nutrientes e a maior parte do conteúdo calórico é proveniente dos açúcares naturais encontrados nele. Eles são essenciais para o funcionamento geral e a saúde do corpo, e reduzem as chances de várias deficiências, aumentando a saúde de várias maneiras.

NUTRIENTES DO LEITE

Porção: 200 ml (um copo) leite integral

Calorias: 128 kcal   Proteínas: 6,5 gramas   Gorduras Totais: 7,3 gramas   Carboidratos: 9,3 gramas   Cálcio: 238 miligramas   Magnésio: 26 miligramas   Potássio: 302 miligramas   Fósforo: 186 miligramasSódio: 98 miligramas   Vitamina C: 3 miligramas   Vitamina A: 66 microgramas   Gorduras Saturadas: 4,5 gramas   Gorduras Monoinsaturadas: 2,1 gramas   Gorduras Poli-insaturadas: 0,27 gramas   Colesterol: 28 miligramas    

BENEFÍCIOS DO LEITE

Os benefícios de saúde do leite incluem força óssea melhorada, pele mais lisa e um sistema imunológico mais forte, além de ajuda na prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão, obesidade, cárie dentária, problemas respiratórios, desidratação e até certas formas de câncer.

Os nutrientes benéficos à saúde obtidos do leite são essenciais para o corpo humano e ajudam a prevenir uma série de doenças crônicas. A deficiência dessa substância pode causar anemia grave, osteoporose e outras doenças relacionadas. Por isso, algumas outras vantagens do consumo de leite são:

Pele incrível – Cleópatra sabia o que estava fazendo quando tomava banho em leite, pois ele ajuda a manter a pele macia e brilhante. Isto é, graças às muitas vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde da derme. Contudo, não é necessário encher uma banheira com leite e relaxar, mas beber pelo menos dois copos por dia proporcionará esse benefício.

Dentes fortes – O leite é a melhor fonte de cálcio, e é exatamente isso que seus dentes precisam. Além disso, o leite ajuda a prevenir cáries. O cálcio só pode ser absorvido pelo corpo quando a vitamina D está presente, portanto, certifique-se de que o leite que você bebe seja enriquecido com vitamina D.

Perda de peso – Estudos comprovaram que mulheres que bebem leite diariamente têm maior probabilidade de perder peso do que as que não consomem. Se você estiver em busca de um lanche saudável ou de um aperitivo saboroso, beba um copo de leite. Também é recomendável que tome um copo durante o jantar ou ao comer frutas.

Reduz o estresse – Graças às muitas vitaminas e minerais que estão no leite, ele pode funcionar como um calmante. Após um longo e difícil dia no escritório, sente-se e beba um copo quente de leite. Isso ajuda a aliviar a tensão muscular e acalmar os nervos.

Alivia os sintomas da TPM – Muitas mulheres sofrem de sintomas da TPM. Provou-se que o leite relaxa o corpo e reduz os efeitos negativos que as mulheres experimentam durante o ciclo menstrual.

Elimina a azia – Existem muitos alimentos que contêm ácidos e levam as pessoas a sofrer azia. Uma das maneiras mais simples e deliciosas de aliviar essa dor é beber um copo de leite. A sensação de resfriamento e a consistência espessa do leite ajudam a revestir o esôfago e o estômago para evitar azia.

IMPORTÂNCIA DO LEITE

Ingerir leite é essencial para manter a boa saúde, além de dar energia e força para realizar atividades normais. Ele é a melhor fonte de cálcio para todas as faixas etárias e, como o cálcio é considerado o mineral mais importante no crescimento, funcionamento, reparo e durabilidade saudável ??dos ossos e do sistema esquelético.

Sempre terá um papel significativo na dieta das pessoas, como forma de prevenir a deficiência de cálcio ou a osteoporose. Portanto, adultos e crianças podem consumir leite de acordo com as dicas abaixo:

QUANTIDADE RECOMENDADA DE LEITE

Ao levar em consideração os inúmeros benefícios à saúde que o leite e os produtos lácteos oferecem, o baixo custo por porção e a quantidade de nutrientes obtidos, pode-se chegar à conclusão de que leite e produtos lácteos são uma parte essencial da dieta saudável.

Não existe outra comida ou bebida que disponibiliza o mesmo grupo único de nutrientes/componentes, com suas ligações peculiares, providas pelo leite. Sendo assim, a quantidade diária indicada para ingestão deve ser, levando em conta que, cada 200 ml de leite tem cerca de 240 miligramas de cálcio:

Faixa EtáriaQuantidade

Criança500 miligramas cálcio/dia

Adolescente1300 miligramas cálcio/dia

AdultoAté 1200 miligramas cálcio/dia

DIFERENTES TIPOS DE LEITE

Os tipos de leite existentes mais conhecidos e consumidos pelas pessoas são:

Leite pasteurizado – com tratamento térmico, encontrado nas versões integral, semidesnatado e desnatado.

Leite UHT ou longa vida – como o pasteurizado passa por tratamento térmico e pode ser consumido nas versões integral, semidesnatado e desnatado.

Leite em pó – passa por tratamentos de secagem e concentração. Ele é resultado da desidratação do leite de vaca integral, parcialmente desnatado ou desnatado.

Leite fortificado – composto que sofre tratamento térmico e recebe rápido resfriamento, perdendo como o leite em pó, alguns nutrientes e vitaminas do complexo B.

Leite integral – este leite não passa por processo químico para retirada da gordura, sendo por isso o de maior recomendação para crianças e jovens.

Leite semidesnatado – se comparado com o integral, tem diminuição de gorduras. Porém, com mais lipídios que o desnatado, bom para emagrecer e com as mesmas quantidades de cálcio e proteínas que o integral.

Leite desnatado – maior diminuição de gordura que o semidesnatado, sendo também uma ótima opção para perder peso.

COMO CONSUMIR LEITE

Para crianças e adolescentes, o leite integral é o mais recomendado, pois a substância possui mais vitaminas A, B e K, além da gordura ser crucial para a formação do sistema nervoso jovial.

Adultos em peso ideal também podem optar pelo integral, deixando as versões desnatadas e semidesnatadas para os que estiverem com obesidade ou sobrepeso.

Já os idosos devem consumir leite com redução de lactose, pois a diminuição na mucosa intestinal, devido à idade, pode prejudicá-lo na digestão da lactose.

COMBINAÇÕES COM LEITE

Ao fazer combinações com leite, as mais conhecidas e bem-sucedidas são:

Leite + mel – recomendada para quem deseja pegar no sono. Isso devido ao triptofano, substância encontrada no leite que proporciona tranquilidade e bem-estar, além do mel possuir carboidratos simples que auxiliam o sono e facilitam a absorção do triptofano.

Leite + chocolate – ajuda após os exercícios, porque esta junção auxilia na construção de músculos, redução de gordura e melhor desempenho. Assim, carboidratos e proteínas presentes nesses compostos repõem o estoque de açúcares e diminuem a degradação muscular.

Leite + canela – inclui benefícios ao leite pela ação antimicrobiana, que auxilia no controle da glicemia, redução dos níveis de triglicérides e colesterol. Ajudando na digestão e na circulação sanguínea. No entanto, o leite não pode ser muito quente, pois diminuirá bastante os nutrientes da canela.

ALIMENTOS COM LEITE

Leite e alimentos lácteos são produtos saudáveis ??e considerados ricos em nutrientes porque servem como boas fontes de cálcio e vitamina D, além de proteínas e outros nutrientes essenciais.

Dessa maneira, laticínios, leite e qualquer um dos alimentos feitos com leite, incluindo manteiga, queijo, sorvete, iogurte e leite condensado e seco. Esse composto tem sido usado pelos seres humanos desde o início dos tempos produzido para fornecer alimentos nutritivos frescos e armazenados.

No entanto, a maioria do leite é colocada em produtos lácteos mais estáveis do comércio mundial, como manteiga, queijo, leite em pó, sorvete e leite condensado.

Alguns itens lácteos têm níveis impressionantes de duas coisas que muitos de nós precisamos: cálcio e proteína. Lamentamos dizer que o sorvete fica um pouco aquém desses dois nutrientes, mas o leite com baixo teor de gordura, iogurte, queijo cottage e queijo com baixo teor de gordura incluem uma infinidade de proteínas e cálcio em cada porção.

Apenas uma xícara de iogurte light desnatado, por exemplo, fornece um terço da ingestão diária recomendada de cálcio, além de 17% da ingestão diária estimada de proteínas.

RECEITAS COM LEITE

O leite é um dos mais versáteis de todos os alimentos. É delicioso por si só como uma bebida ou pode ser usado como base para chocolate quente, vitaminas, cafés especiais ou um saboroso milk-shake. Mas o leite é muito mais do que apenas uma bebida.

Pode ser usado para fazer sopas cremosas, molhos macios e suaves e massas crocantes. Também pode ser utilizado como base para fazer deliciosas sobremesas, cremes, pudins e mousses. Seus usos são praticamente ilimitados.

MALEFÍCIOS DO LEITE

Algumas pessoas podem ter intolerância à lactose e problemas para digerir o leite por causa dessa substância encontrada nele. Dessa forma, os sintomas da intolerância à lactose incluem inchaço, dor de estômago, gases e diarreia.

Para as crianças, é aconselhável consultar um médico, pois isso não é tão comum entre os pequenos. Já para adultos, o leite sem lactose e seus produtos estão prontamente disponíveis no mercado.

Pessoas com esse problema também podem beber variedades de soja ou leite de amêndoa para evitar a lactose, e ainda assim receber muitos dos mesmos benefícios.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Variedades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE