Agroindústria

Agroindústria

Fechar
PUBLICIDADE

Agroindústria

Conab coordena grupo de trabalho que discutirá ações voltadas à modernização das CEASAS.

 
 -   /
/ /

Com o objetivo de discutir ações voltadas à modernização das Centrais de Abastecimento (Ceasas) e estabelecer uma agenda para 2020, foi realizada na quarta-feira (18), pela manhã, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a 1ª reunião do Grupo de Trabalho das Ceasas, instituído pela Portaria nº 267/2019.

Entre os temas abordados houve destaque para a produção e o escoamento de frutas e hortaliças, o desenvolvimento da inteligência do setor, a estruturação do ambiente de comercialização e o incentivo às boas práticas agrícolas. A promoção da segurança alimentar e nutricional e possíveis parcerias entre as esferas pública e privada também foram assuntos de debates.

Em sua fala, o diretor-presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, apresentou o Panorama do Setor Hortifrutícola e o Papel Estratégico das Ceasas. Ele enfatizou que as Ceasas representam o principal canal de escoamento das hortaliças e frutas do país e que o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de quantidade de Centrais na América Latina, 74 no total.

Com relação ao cenário econômico, R$ 25 milhões são movimentados pela olericultura, com a geração de 7 milhões de empregos diretos e indiretos. Já a fruticultura gera 6 milhões de empregos diretos, o que corresponde a 27% dos postos de trabalho que existem no cenário agrícola nacional. Araújo mostrou também que são 22 centrais localizadas em capitais e 52 no interior do país. Outro número apresentado foi a quantidade de hortigranjeiros comercializados nas Ceasas em 2018, 17,5 milhões de toneladas, o que movimentou R$ 37 bilhões.

Os debates contaram com a participação do Secretário Executivo do Mapa, Marcos Montes e de Política Agrícola, Eduardo Sampaio, além de representantes das Centrais de Abastecimento de todo o país, incluindo o presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento - Abracen, Gustavo Melo e o presidente  da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento - Brastece, Waldir de Lemos. Pela Conab, além do diretor-presidente, participaram os diretores de Política Agrícola e Informações, Guilherme Bastos Filho e de Operações e Abastecimento, Bruno Scalon Cordeiro.

Subgrupos – Durante o encontro foram criados subgrupos temáticos para a discussão de determinados eixos e os respectivos integrantes que conduzirão cada tema. Entre eles, estão subgrupos de modelo de gestão, investimento, política pública e investimento; promoção de segurança alimentar e nutricional e informações estratégicas.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Agroindústria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE