Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

Composto de vermes ajuda a degradar pesticidas.

 
 -   /
/ /

Em testes de laboratório, foi estabelecido que um fertilizante orgânico comercial, fruto da degradação biológica da matéria obtida por deposições de vermes, retém nas primeiras camadas do solo o inseticida clorpirifós - usado na Colômbia para controlar pragas nas lavouras - e também diminui seu tempo de permanência 

A aplicação de clorpirifós, um pesticida classificado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos como moderadamente tóxico (categoria II), é considerado de alto risco para peixes, aves e pequenos mamíferos. Da mesma forma, alguns estudos mostraram que seu uso excessivo causa efeitos nocivos ao meio ambiente e ao homem, além de sua prolongada permanência no solo. 

Nesse contexto, a pesquisadora Maricela Solarte Ordóñez, doutora em Ciências Agrícolas da sede da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) em Palmira, avaliou o uso de vermicomposto no processo de recuperação do solo após a aplicação de clorpirifós, para determinar seu benefício. 

Para isso, ele inicialmente escolheu um solo colhido aleatoriamente no município de Potrerillo, no município de Palmira (Valle del Cauca), onde o inseticida não havia sido aplicado. A amostra foi caracterizada física e quimicamente, e os resultados mostraram solo “franco”, caracterizado por ser leve, com boa drenagem interna e baixa capacidade de retenção de água e fertilizant 

Em seguida, o solo foi misturado com o vermicomposto em três tratamentos diferentes: um com 100% de solo e 0% de fertilizante; outro com 80% de solo e 20% de fertilizante; e o terceiro, 50% de solo e 50% de assinatura. 

Posteriormente, o inseticida foi aplicado nos três tratamentos; O experimento avaliou a capacidade de adsorção e dessorção do produto químico, entendendo a adsorção como o processo pelo qual as moléculas de gases, líquidos ou sólidos dissolvidos são retidos em uma superfície sólida. O processo inverso é a dessorção. Nessa medida, a adsorção é expressa como a porcentagem de substância adsorvida pelo solo em relação à quantidade fornecida. 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE