Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

Agricultura mundial trabalha com energia solar.

 
 -   /
/ /

A energia  agrovoltaica  é um sistema que  integra a agricultura e a energia solar, incorporando painéis fotovoltaicos que são normalmente usados em espaços especialmente condicionados nos campos. Essa técnica está sendo usada em diferentes partes do mundo, como o Japão, mas também na  Itália, tentando combinar eficientemente a ajuda à planta com energia renovável. 

A ideia de combinar agricultura e energia solar é relativamente recente e, a princípio, muitos eram céticos, sendo que pensava-se que os painéis fotovoltaicos poderiam danificar as plantações, além de lançar muita sombra na terra circundante, causando estragos nas plantas. Além disso, a presença perene de estruturas em parcelas agrícolas pode dificultar o trabalho na terra. 

Na realidade, as dúvidas sobre a energia agrovoltaica se dissiparam com o tempo: as instalações localizadas nos campos podem ser construídas de tal forma que sejam mais altas do que as máquinas que trabalham no campo. A sombra pode ser um benefício para diferentes variedades de plantas, como abóboras ou batatas-doces, que gozam de proteção contra o sol intenso. Além disso, foi demonstrado que as terras agrícolas com painéis fotovoltaicos instalados permaneceram úmidas por mais tempo, economizando água para os agricultores. 

Essa técnica pode ser perfeita para quem deseja combinar a produção agrícola e, ao mesmo tempo, pode precisar de uma fonte de energia independente. Um exemplo disso são as áreas rurais, onde é difícil obter eletricidade. Com a  agrovoltaica  poderia ser independente, melhorando todo o processo produtivo da cadeia do agronegócio. 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE