Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Ministros da Agricultura das Américas debatem compromissos.

 
 -   /
/ /

Ministros encarregados da Agricultura de 34 países da América se reunirão nesta semana, de 29 a 31 de outubro, em São José, Costa Rica, para debater os temas cruciais de um setor fundamental para o abastecimento mundial de alimentos e cujo desenvolvimento é um requisito indispensável para o combate à insegurança alimentar e às migrações maciças.

A agenda da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas de 2019 inclui o debate de temas como inclusão rural na era digital, equilíbrios entre produtividade e sustentabilidade e a interação entre sanidade, inocuidade e comércio internacional, todos eles essenciais para o setor agropecuário continental.

Essa agenda reflete também os desafios econômicos, sociais, ambientais e demográficos enfrentados pelo setor agropecuário das Américas para assegurar a segurança alimentar global nos próximos anos, no âmbito de um aumento da população e de pressões sobre os recursos naturais.

“Os desafios são formidáveis, porque a população cresce, enfrentamos a mudança do clima e, além disso, precisamos levar a inovação aos campos, manter os jovens na produção e proporcionar alternativas de vida sustentáveis e saudáveis”, disse o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, em uma mensagem de boas-vindas às delegações estrangeiras.

“Na América, a agricultura tem diferentes realidades sociais, econômicas, tecnológicas ou comerciais, mas todos os países têm, diante de si, o enorme desafio de produzir enquanto são mais sustentáveis, inclusivos e competitivos. A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas de 2019 será um marco para tratar essas diferenças, para conectar países, pessoas, tecnologias e conhecimentos em favor do desenvolvimento agropecuário e das pessoas que vivem no campo”, assegurou, por sua parte, o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

A reunião proporcionará um importante espaço para gerar diálogos e forjar parcerias entre os governos e o setor privado, uma vez que os ministros participarão de foros nos quais compartilharão debates e pontos de vista com representantes de empresas globais estreitamente vinculadas com a produção agrícola, como Bayer, Corteva e Microsoft.

A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas de 2019 atuará também como âmbito para a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), integrada pelos 34 ministros de Agricultura dos países membros do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A JIA é a máxima instância de governo do IICA, o organismo do sistema interamericano especializado em desenvolvimento agrícola e rural. Os debates e as deliberações dos ministros e secretários de Agricultura servirão também para guiar e impulsionar a modernização desse setor nas Américas e dar um decisivo apoio às ações de renovação institucional implementadas pelo IICA.

A JIA se reúne a cada dois anos desde 1981 e o encontro de outubro será o primeiro desde a posse do Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, em janeiro de 2018.

 

 

PUBLICIDADE

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE