Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

O que é melhor para a cobertura do solo: brizantha piatã ou a brachiara ruziziensis?

 
 -   /
/ /

Na localidade de Naviraí/MS, os produtores rurais estão buscando alternativas para melhor a qualidade dos solos em que sofrem com a compactação. Diante desse cenário, uma alternativa é realizar a cobertura de palhada com a Brizantha piatã que apresentou excelente resultados na região.

Segundo Gerente do Departamento Técnico Copasul, Anderson Guido, realizar a cobertura com a brizantha piatã é a melhor escolha no tipo de solo do Mato Grosso do Sul. “O sistema radicular da piatã é muito mais agressivo e profundo, na qual acaba ajudando em alguns aspectos relacionados na física do solo”, afirma.

As raízes da piatã têm um diâmetro maior de enraizamento, a Copasul realizou algumas amostragens com diversos tipos de palhada. “Nós estamos fazendo essas comparações e observamos que a ruziziens é muito boa, porém o sistema radicular dela é menos agressivo”, comenta.

Os produtores rurais  estão buscando melhorar o perfil do solo na localidade e também resolver os problemas com compactação do solo. “As piatãs vão beneficiar as lavouras da região e vamos tentar resolver essa situação de compactação só utilizando braquiárias e a Piatã tem a capacidade de melhor 60% do solo”, relata.

O gerente dá a recomendação aos produtores que pretendem fazer o cultivo das braquárias, tendo em vista que o ideal é realizar logo após o cultivo da soja. "Nós conseguimos formar uma massa muito boa logo após a cultura da soja. No caso do milho tem que ser logo no plantio", conta. 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE