Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

ACOMPANHAMENTO DA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTORES DE BIOCOMBUSTÍVEIS

 
 -   /
/ /

O RenovaBio -- Plano Nacional de Biocombustíveis -- deve entrar em plena vigência a partir de janeiro de 2020. Várias etapas do processo de regulamentação já foram completadas, e todos os prazos legais para a elaboração de normas, procedimentos, e regulamentações foram cumpridas. Até o momento, foram acreditadas cinco empresas certificadoras, e dezesseis produtores de biocombustíveis estão com processos de certificação concluídos, ou em fase de consulta pública. Dentre os produtores de biocombustíveis, cinco são produtores de biodiesel e onze são produtores de etanol, anidro e/ou hidratado.

As consultas públicas constam do sitio de internet da ANP, e remetem a sítios específicos das empresas certificadoras.

Preocupada em apresentar a seus clientes a informação mais atualizada, a DATAGRO preparou o acompanhamento que segue a este relatório, contendo a relação atualizada dos produtores de biocombustíveis concluíram, ou que estão em processo de certificação.

O relatório traz uma estimativa de qual é o volume de biocombustível potencial produzido por cada produtor, a partir do dado disponível sobre a produção na última safra.

O acompanhamento é relevante pois o CNPE definiu uma meta nacional de descarbonização com um cronograma de atingimento gradual, a cada ano, até 2029. Para 2020, a meta nacional de descarbonização é de 28,7 milhões de toneladas de Carbono, ou CBios. Considerando um valor médio de 700 litros de etanol equivalente por CBio, esta meta equivale a aproximadamente 20 milhões de metros cúbicos (bilhões de litros) de etanol equivalente, a serem cumpridos por etanol, biodiesel, biogás/biometano e bioquerosene.

A questão que queremos acompanhar é se as empresas que estão com processos de certificação concluídos ou em andamento representam um volume representativo da meta fixada para o primeiro ano do programa.

A DATAGRO atualiza este acompanhamento semanalmente.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE