Notícias

Notícias

Fechar
PUBLICIDADE

Notícias

Campanha alerta usuários de UBS'''s para o combate à leishmaniose visceral, em Óbidos

Durante uma semana, as ações de prevenção e orientação foram intensificadas

 
 -   /
/ /

Para chamar atenção para a prevenção e conter os avanços da leishmaniose visceral no município de Óbidos, oeste do Pará, a Secretaria de Saúde (Semsa), realizou a Semana Municipal de combate à doença, de 5 a 9, junto a usuários das Unidades Básicas de Saúde e também em algumas escolas do município.

Nas UBS's, a equipe trabalhou com palestras educativas e nas escolas foram realizadas atividades lúdicas, de tal forma, que o assunto pudesse ser elucidado da melhor forma possível. Também foi realizado teste rápido em animais para detectar anticorpos do protozoário leishmaniose.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil está entre os cinco países que detêm 90% dos casos da doença no mundo. A transmissão ocorre quando flebotomíneos fêmeas infectadas - popularmente conhecidos como mosquito palha, birigui ou cangalhinha - picam cães e depois humanos.

A leishmaniose visceral está avançando para as áreas urbanas e hoje encontra-se em todas as grandes regiões do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 3 anos, houve quase 10 mil casos humanos registrados no país, sendo que, para cada caso, estima se 200 cães infectados. Se não tratada, a doença pode ser fatal em até 90% dos casos humanos.

Dificuldade de diagnóstico

Tanto nos cães quanto nos humanos, os sintomas são poucos específicos, dificultando o diagnóstico que é realizado apenas através de exames laboratoriais. Os profissionais médicos e veterinários que não convivem com a doença podem demorar a associar os sintomas e - consequentemente - adiando o tratamento.

Os principais sintomas em humanos são baço e fígado inchados, além de fraqueza e febre longa. Já os cães apresentam apatia, descamações na pele, quedas de pelos, emagrecimento, lacrimejamento nos olhos e crescimento anormal das unhas.

 

 

Mais Lidas em Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE