Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Cultura

José Bonifácio é tema de palestra no Engenho dos Erasmos

Neste sábado, no Engenho dos Erasmos, evento trará resultados de pesquisas recentes sobre o Brasil Império

 
O santista José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) entrou para a história como o Patriarca da Independência. No entanto, embora tenha tido papel decisivo nos acontecimentos que levaram à ruptura com Portugal, ele não conseguiu concretizar suas propostas para a nova nação. Liberal, defensor de reformas de fundo – como o fim da escravidão -, foi derrotado por setores majoritários da elite, que resistiam a essas reformas.

Essa trajetória do Patriarca da Independência será explicada na palestra José Bonifácio: o Patriarca Vencido, a ser ministrada neste sábado, dia 15 de junho, às 15 horas, no Engenho dos Erasmos, em Santos, pela professora Miriam Dolhnikoff, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.  Na palestra, a professora vai apresentar os resultados de suas mais recentes pesquisas sobre a história do Brasil Império. A entrada é grátis, mas é preciso fazer inscrição on-line. A palestra integra a semana santista de celebrações pelos 200 anos do retorno de José Bonifácio ao Brasil.

Cartaz de divulgação do evento – Foto: Reprodução
Também pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Miriam Dolhnikoff é autora dos livros História do Brasil Império (2017), José Bonifácio de Andrada e Silva (2012) e Projetos para o Brasil: José Bonifácio de Andrada e Silva (1998). Atualmente ela estuda o governo representativo, sob a forma de monarquia constitucional, no Brasil, com foco no debate político em torno das eleições.

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos – nome oficial do Engenho dos Erasmos – é um órgão da Pró- Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A palestra José Bonifácio: o Patriarca Vencido, da professora Miriam Dolhnikoff, será realizada neste sábado, dia 15, às 15 horas, no Engenho dos Erasmos (Rua Alan Cíber Pinto, 96, Vila São Jorge, em Santos). Entrada grátis (as inscrições devem ser feitas na página do Engenho dos Erasmos). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3229-2703 e na página do evento.

jQuery(document).ready(function($) { $.post('https://jornal.usp.br/wp-admin/admin-ajax.php', {action: 'wpt_view_count', id: '251623'}); });

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE