Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

REGIONAL

Guia de turismo flagra em vídeo três onças-pintadas atravessando rio em MT

 
O guia de turismo de pesca esportiva de peixes de grande porte Odeildo Strutz Costa, conhecido como Coquinho, de 42 anos, flagrou três onças-pintadas atravessando o Rio Araguaia, na região de Santa Terezinha, a 1.329 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (23).

O vídeo viralizou na internet já que é extremamente raro que alguém consiga filmar os animais.

Conforme Luiz Antônio Strutz, filho de Odeildo, as onças atravessaram o rio até a Ilha do Bananal.

A onça-pintada pode viver em vários tipos de habitat, desde que uma parte da vegetação seja densa. É um animal solitário e territorial. Tem hábitos noturnos. Pode ocupar áreas de 22 km2 a mais de 150 km² (dependendo da disponibilidade de presas). A espécie era encontrada desde o Sudoeste dos Estados Unidos até o Norte da Argentina. Mas está oficialmente extinta nos Estados Unidos e já é uma raridade no México.

Na onça-pintada ocorre também o fenômeno do melanismo, comum em outros felinos. A coloração amarela é substituída por uma pelagem preta. Dependendo da luz onde ela se encontra, percebem-se as rosetas. O animal na forma melânica é chamado de onça-preta.

As populações vêm diminuindo devido ao confronto com atividades humanas, como a pecuária. A espécie é classificada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como vulnerável e está no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (Cites). Ou seja, o risco de extinção está associado ao comércio e sua comercialização só é permitida em casos excepcionais, mediante autorização expressa.


G1MT

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE