Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Atualidades

Manifestações do dia 15 foram além do campo político-partidário

Governo ainda não percebeu a importância da educação, da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento econômico

 

download do áudio Em sua coluna desta semana, Renato Janine Ribeiro comenta as manifestações pela educação, ciência e tecnologia realizadas em todo o Brasil no último dia 15 de maio. Para o colunista, foi um movimento muito além da questão político-partidária, mas o governo ainda não se deu conta disso.

Janine lembra que qualquer trabalho liberal no mundo vai dizer que o desenvolvimento econômico é fator, sobretudo, da educação. Isso porque mudou completamente o sistema de trabalho que tínhamos antigamente. “Décadas atrás, a mão de obra não qualificada, como havia no Brasil, era um trunfo positivo para trazer empresas de lugares mais desenvolvidos para um lugar onde elas pagariam menos, porque a pessoa precisava de um trabalho muito elementar”, diz o professor.

Porém, nos últimos tempos, esse tipo de trabalho parou de ser agregador de dinheiro. Agora, para uma economia ser mais próspera, é preciso que as pessoas sejam capazes de lidar muito mais com as questões ligadas à inteligência – e não com o lado maquinal. Entretanto, a sociedade brasileira tem dificuldades em fornecer esse perfil de profissional mais capacitado.

“Numa demanda de trabalho mais inteligente, quem tem o conhecimento mais aprofundado tem mais vantagens. E esse é um ponto que o governo não percebeu e não entende”, aponta o colunista.

Ouça, no link acima, o áudio na íntegra.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção da equipe da Editoria de Atualidades do Jornal da USP e TV USP.

.

jQuery(document).ready(function($) { $.post('https://jornal.usp.br/wp-admin/admin-ajax.php', {action: 'wpt_view_count', id: '246858'}); });

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE