Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Programa '''Cidade empreendedora''' vai buscar soluções para gestão pública e negócios em Juruti

O programa será executado em 12 meses, com duas mil horas de consultoria do Sebrae e levantamento de 32 soluções aos desafios locais.

 
 -   /
/ /

Com o objetivo de gerar um ambiente bom para os pequenos empreendedores o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou nesta segunda-feira (13) na Casa do Empreendedor de Juruti, no oeste do Pará, o Programa “Cidade Empreendedora”, em parceria com a prefeitura local.

O programa que busca diminuir as distâncias estruturais e estratégicas beneficiando a ponta mais carente dos negócios, será executado em 12 meses, com duas mil horas de consultoria do Sebrae, vinda de técnicos, e levantamento de 32 soluções aos desafios locais, tanto na gestão pública, quanto no empreendedorismo.

Segundo o coordenador do programa no Sebrae, Bruno Bimby, Juruti tem a chance de ter um ambiente ideal para empreender em todos os setores “O Sebrae tem o sonho de fazer do empreender uma realidade, de forma fácil sem burocracia”. Sobre o Plano Estratégico, disse “Por fim deixar esse Norte, o caminho que Juruti deve seguir”, disse.

Juruti é a primeira cidade do Pará a aderir ao programa, que inicialmente terá 10 municípios. Além de Juruti, no oeste do Pará já sinalizaram adesão do "Cidade empreendedora", os município de Almeirim e Óbidos.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej), Vibarto Hidaka, Juruti sai na frente, porque irá se fortalecer para trabalhar melhor. "Serão mais empresas, conseguiremos empregar mais e gerar mais renda. O setor empresarial percebe esse projeto como ponto importante para o desenvolvimento da economia local”.

Michel Martins (Serbrae), prefeito Henrique Costa e Vibarto Hidaka, presidente da Acej na cokletiva de lançamento do programa Cidade Empreendedora — Foto: Ítalo Brum Michel Martins (Serbrae), prefeito Henrique Costa e Vibarto Hidaka, presidente da Acej na cokletiva de lançamento do programa Cidade Empreendedora — Foto: Ítalo Brum

Michel Martins (Serbrae), prefeito Henrique Costa e Vibarto Hidaka, presidente da Acej na cokletiva de lançamento do programa Cidade Empreendedora — Foto: Ítalo Brum

Hidaka lembrou que hoje a maior carência na região é por mão de obra qualificada, e que o Sebrae e o Senai contribuem muito para a qualificação.

O prefeito Henrique Costa também falou sobre a expectativa do município com a implantação do programa. “Chamamos o programa de estruturante, porque irá se pautar na uma viga mestra do município. É uma iniciativa que trará resultado na criação de emprego e geração de renda em Juruti. Assim, a cidade segue no sentido inverso da realidade do país, buscando alternativas para alavancar os pequenos negócios”, frisou.

Para o prefeito, a parceria com o Sebrae vai integrar a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente de oportunidade para estimular a economia local e desenvolver o município de Juruti.

Eixos centrais do programa:

  • Atores do Desenvolvimento – Capacitar o Poder Público, através de consultoria e treinamentos.
  • Desburocratização – Facilitar a vida de quem quer empreender, simplificando o processo e uso da internet para agilizar abertura de negócios.
  • Casa do Empreendedor – Local de referência, onde dará o suporte a quem quer empreender.
  • Compras Governamentais – Consultoria para prefeitura, capacitando a equipe de compras.
  • Empreendedorismo para o Ensino Fundamental (JEPP) – Educação empreendedora, inspirando os jovens através de boas práticas, Crescendo e Empreendendo – Os demais anos escolares, desenvolvendo o empreendedorismo para projetos sociais.
  • Municípios em Números – levantamento de dados (pesquisas de organizações, levantamento de dados em pesquisas locais) para mapear o território e dar base na tomada de decisões.
  • Planejamento Estratégico da prefeitura e Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico.


Quer comprar um apartamento num dos centros de Goiânia?

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE