Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto de magnitude 7,5 atinge o leste de Papua Nova Guiné

Autoridades não informaram inicialmente sobre vítimas ou danos econômicos.

 

Um forte terremoto de magnitude 7,5, com epicentro localizado no mar em frente ao litoral da ilha de Nova Bretanha, atingiu nesta terça-feira (14) a região leste de Papua Nova Guiné, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

A localidade mais próxima do terremoto, que aconteceu às 22h58 locais (9h58 em Brasília) e cujo epicentro se situava a 10 quilômetros de profundidade, é Rabaul, uma cidade litorânea na região da Nova Bretanha, a 33 quilômetros de distância do epicentro.

As autoridades não informaram inicialmente sobre vítimas ou danos econômicos, enquanto o Serviço de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos, vinculado ao USGS, emitiu uma alerta de perigo de tsunami em vários pontos do litoral de Papua Nova Guiné e das Ilhas Salomão, que foi retirado três horas depois.

Papua Nova Guiné ocupa a parte oriental da ilha de Nova Guiné, enquanto o lado ocidental pertence à Indonésia.

A ilha fica sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica na qual são registrados cerca de 7 mil terremotos por ano, a maioria deles moderados.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE