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Em abril, Procon de Lucas do Rio Verde registra 428 atendimentos

 
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O Procon de Lucas do Rio Verde, com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), registrou no mês de abril 428 atendimentos. Destes, 277 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a cerca de 67,73% do total de atendimentos.

Também foram registradas 106 atendimentos “Simples Consulta”, modalidade que o consumidor solicita informações ou não apresentou documentos necessários para procedimentos, 16 aberturas de CIP (Carta de Informação Preliminar) e 06 “Extra Procon”, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

No mês de abril, foram realizadas ainda 02 aberturas de reclamação e 19 atendimentos de retorno de CIPs. O Procon de Lucas do Rio Verde também concluiu 19 CIPs e 15 Cartas de Informação Preliminar ainda aguardam retorno de fornecedores.

Também foram realizados 18 registros na plataforma www.consumidor.gov.br, ferramenta onde o consumidor pode registrar sua reclamação online, sem necessidade de presença no Procon. Apenas é necessário fazer o cadastro para receber a resolução da reclamação por e-mail.

Em abril, entre os assuntos com maior procura por atendimentos e orientações estão: financeiros, como cartão de crédito, crediário de loja ou banco (188), serviços essenciais, como energia, água/esgoto, gás, telefone, transporte (129), serviços privados, como academia, cursos, escolas, oficinas, automóveis (55), produtos, a exemplo de garantias, defeito, troca (39), planos de saúde (09) e habitação (01).

No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 50 reclamações, o que corresponde a 12,59% do total. Na sequência aparecem as empresas: Oi Móvel S/A, com 29; Claro TV Sat Telecomunicações S.A, com 20; Banco Bradesco Cartões S.A., com 13; Tim Celulares S.A, com 12; Claro S.A e Sky Brasil Serviços Ltda, com 11 cada; Energisa MT, com 10; Brasilcard Administradora de Cartões e Havan Lojas de Departamentos Ltda, com 09 cada.

O atendimento do Procon de Lucas do Rio Verde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na Av. Paraná próximo à Av. Goiás, no Centro.

 

 

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